De Uma Janela em Brasília 3* Lino Tavares

Não é a primeira vez nem será a última que denuncio em meus artigos o descaso que as autoridades constituídas de hoje têm revelado acerca de tudo – ou quase tudo – que diz respeito às nossas Forças Armadas. O prometido reequipamento bélico da Marinha, Exército e Aeronátuca, alardeado no desgoverno Lula e agora esquecido no claudicante governo Dilma, ao que tudo indica, vai ficar na conversa. Aliás, nem a reposição salarial dos militares, inerente à inflaçao, conseguiu até agora figurar na pauta do poder executivo.

Esse desdém sintomático, com cara de revanchismo antimilitarista,  consubstancia-se no plano material e também no aspecto moral, com afronta explícita à dignidade das instituições militares, através da nomeação de antigos militantes comunistas, como Celso Amorim e José Genoíno,,para atuarem  no Ministério da Defesa, subordinando os profissionais das três Armas àqueles que ontem combatiam no lado oposto, como entreguistas pátrios a serviço da ditadura do proletariado comandada por Moscou.
A tese pode ser comprovada na mensagem a seguir transcrita, enviada aos amigos por um  morador de Brasília , narrando nesses termos o que assistiu na Parada de 7 de Setembro, deste ano, na Capital Federal:  “Amigos, mais uma vez estou vendo, da minha janela,  ao vivo, aqui em Brasília, uma belíssima apresentação da Esquadrilha da Fumaça, encerrando as apresentações militares do Desfile de 7 de setembro.
E como das vezes anteriores com o Lula e, agora com a Dilma, o Cmt Supremo ( Presidente ) da FFAA retira-se do palanque antes da apresentação começar. Não sei que raios de protocolo é esse que leva às autoridades se retirarem logo após o término dos desfiles a pé, motorizado e hipo e não brinda a apresentação aérea como parte integrante das comemorações alusivas à data.Os pilotos da FAB estão neste momento se estrebuchando em perigosas manobras nos céus de Brasílias e os “Chefes” se foram “a la cria”. Ainda bem que o povão fica para prestigiar a Esquadrilha da Fumaça!”
Será esse o exemplo de civismo que os nossos governantes de hoje pretendem deixar às futuras gerações ?
* Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor.

4 thoughts on “De Uma Janela em Brasília

  1. Lino Tavares says:

    Aos amigos Maria Marçal, Delmar Souza e João Bosco, que comentaram esse texto, compete-me agradecê-los por essa maniffestação de solidadriedade, que não è a minha pessoa, mas a todos os brasileiros que, nessa hora de desgoverno, sentem o chão sumir debaixo dos pés, como se estivévessos pisando num enorme cadafalço, prestes a ser sufocados pela avalanche do poder corrupo e totalitário que aí esta. Deus haverá de nos ajudar nessa empreitada de ver esses maus patrioas fora do poder onde nunca deveriam ter chegado.

  2. João Bosco says:

    Olá, Giba,
    Infelizmente já estou descrente de toda esta PALHAÇADA CHAMADA GOVERNO.
    Não existe governo, não existe congresso, não existe gente honesta neste PALANQUE DE ARAQUE.
    Para inglês ver é tudo maravilhoso, para brasileiro ver, é deprimente.
    Infelizmente estamos caminhando para o CAOS TOTAL.
    Ninguém mais segura a QUADRILHA ORGANIZADA DO CONGRESSO NACIONAL,

    abraços,

    João Bosco

  3. Delmar Antonio Marques de Souza says:

    Delmar Antonio Marques de Souza.

    Sobre o artigo em comento, tenho a dizer que, efetivamente as Forças Armadas não estão sendo valorizadas, ou seja, não estão recebendo o apoio do Governo, no que diz respeito ao atendimento das justas reivindicações dos Militares. O Governo não está se dando conta de que as Forças Armadas são indispensáveis à Segurança Nacional.
    É bom que Ela seja melhor olhada com mais respeito e valorização..

    É a minha opinião, salvo melhor juízo!

    Delmar Antonio Marques de Souza.

  4. Maria Marçal says:

    Esquadrilha da Fumaça…

    é mesmo… fica o povo,o simples povo a presenciar esse espetáculo que, de certa forma, tem o talento, o civismo, o treinamento mais apurado de um cidadão brasileiro…

    pena mesmo…

    Mas desde muito tempo só olhamos o que está a nossa frente… não mais nem para trás, para frente e, muito menos, para o alto.

    beijos, Maria Marçal – Porto Alegre – RS

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.