O Vazamento da Chevron 3José Antonio Karacek

 

O vazamento de petróleo no campo de Frade, na Bacia Campos parece ser bem mais grave do anunciado pela empresa Chevron, de 1,8 km². A gravidade do problema não está na quantidade de petróleo lançado no mar, mas sim, nos danos naturais que isso trará ao planeta, pois de acordo com o Secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro Carlos Minc, esta região onde houve o vazamento é considerada região de migração de certas espécies ameaçadas de extinção.

A Polícia Federal ainda investiga as causas do acidente, porém há suspeitas que a petroleira perfurou além do planejado, e esse avanço causou uma rachadura no fundo do mar. Caso isso se concretize, a Chevron deve ser responsabilizada e punida, mas não apenas multá-la, isso não resolve o problema, pois não diminuirá o dano ambiental, apenas beneficiará meia dúzia de políticos que gozarão do valor recebido da multa.

A punição deve ser exemplar, para que a empresa tome cuidado em outros poços que a mesma venha a perfurar, como por exemplo, a expulsão da mesma das terras brasileiras. Se em todos os países, quando uma empresa petrolífera, causasse derramamento de petróleo no mar, como seguidamente vemos, expulsasse a empresa responsável pelo dano, com certeza outras petroleiras teriam o máximo de cuidado quando fossem extrair este combustível fóssil.

Dizem que temos a maior reserva de petróleo do mundo, o Pré-sal. Fato este que deve ser discutido em outra oportunidade, pois até agora só vi briga para a divisão dos royalties, mas petróleo que é bom, nada. Mas na hipótese de termos todo esse volume anunciado pelo governo, cabe saber se temos toda a tecnologia necessária para a retirada desta riqueza do fundo do mar, sem causar prejuízos ao ambiente marinho, pois até a americana Chevron, apesar de toda a tecnologia de ponta que dispõem, não conseguiram conter o vazamento, imagine o que irá acontecer quando a Petrobras resolver perfurar os poços do pré-sal, com poucos equipamentos e tecnologia de ponta para a exploração de petróleo em profundas águas.

É melhor nem imaginar…

 

José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira

 

Clique aqui e leia mais artigos de José Antonio Karacek


Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.


 

1 thoughts on “O Vazamento da Chevron

  1. Lino Tavares says:

    Esse vazamento de petróleo, amigo JK, é a conformação de tudo quanto acontece na Era PT no comando da Nação: um DESASTRE. É o retratro fiel das provas do ENEM que vazam, das obras do PAC que não decolam, das duplicações e recuperações de rodovias que nunca chegam ao fim, das obras da Copa e das Olimpíadas que não saem do papel, do combate ao crime organizado que continua cada vez mais presente neste país e de tudo, enfim, que signifique ação de governo, que no caso presente nada mais é do que paralisia de desoverno. Essa empresa irresponsável e mal contratada pode até ser multada, mas tenham certeza todos de que a multa anunciada sofrerá um bom desconto, do qual um considerável percentual vai parar no bolso de algum ou alguns apaniguados do poder. É sempre assim. Prejuízo do povo é sinônimo de lucro certo para os que têm nas mãos as rédeas da nção.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.