Princípios Editoriais da Globo 3José Antonio Karacek

 

Sempre escrevo críticas, na maioria das vezes crítico a forma de governo do nosso país. Mesmo alguns “vacinados” não gostando da forma com que faço meus comentários continuo a criticar, pois cada um é livre pra escrever e falar o que pensam.

Porém hoje não vou criticar político nenhum. Pelo contrário, vou defender o ex-presidente Lula, que foi, de certa forma, humilhado pela Rede Globo.

Pra entender os fatos:

Recentemente a Rede Globo divulgou seus princípios editoriais, ou, como seus jornalistas destacaram, a forma como as organizações Globo (TV’s, as rádios e os jornais do grupo) trabalha e faz jornalismo. Nos seus princípios editoriais está a forma correta de como dar cobertura aos fatos, um sonho de jornalismo.

Contudo, no recebimento do título de Doutor Honoris Causa do ex-presidente Lula, além da péssima e vergonhosa cobertura da premiação do único governante brasileiro sem diploma universitário, uma jornalista (Correspondente de ‘O Globo’) em entrevista com o diretor do Instituto de Estudos Políticos, responsável pela entrega do título, saiu com a seguinte pergunta: “E porque Lula, e não o ex-presidente FHC, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição”?

Diante desta pergunta, confesso que fiquei com vergonha de ser brasileiro. Pra mim esta foi a forma como tratam quem não tem curso superior no Brasil. Isso também mostra quais são os princípios editoriais da “dona do Brasil”, muito diferente daquele documento divulgado dias atrás.

Por FHC ter curso superior, este deveria ser o premiado e não o Lula que é filho de uma mãe que nasceu analfabeta, como ele mesmo disse certo dia?

Eu também não tenho curso superior e só por isso não posso ser melhor, em alguma coisa, de alguém com curso universitário?

A Rede Globo pisou feio na bola fazendo esta pergunta, além de contrariar seus princípios editoriais, mostra de forma preconceituosa, o que pensa sobre quem é pobre ou saiu da pobreza….

 

José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira.

4 thoughts on “Princípios Editoriais da Globo

  1. José A. Karacek says:

    Obrigado pelo comentário Maria,
    Não concordo com pessoas que se acham, só porque tem um diploma e pensam que podem pisar nas pessoas por que essas não tiveram as mesmas oportunidades de ensino.
    Eu, modesta a parte, não tenho título nenhum, mas sou melhor (em muitas coisas) que muitos com cursos superiores. E o mais importante, sou bem mais educado que esta jornalista, funcionária desta empresa dominadora do Brasil.

    José A. Karacek

  2. Maria Marçal says:

    Certa vez fiz um post no meu Blog Maturidade falando desses veteranos dos meios de comunicação.

    Embora tua discussão seja pelo dito por funcionária do jornalismo da Globo,vejo que o erro se implantou muito antes de desferir-se insultos a pessoas sem “gravatas”.

    Anos e anos da comunicação nas mãos desses Senhores do Poder de persuasão os tornaram prisioneiros daqueles que se impõem por essa ótica que comentas aqui nesse espaço: pessoas são pessoas pelo seus dotes do toma lá…dá cá.

    A Cadeira principal ainda é ocupada por gente de mente pequena.

    Maria Marçal – Blog Maturidade – Porto Alegre – RS

  3. Guilherme Freitas says:

    Daqui há 50 anos quando pegarem a história do Brasil, veremos que Lula foi mais importante que FHC. O tucano fez um bom governo e pegou uma era crítica economicamente. Mas Lula conseguiu tornar o Brasil uma potência em ascensão e colocá-lo em outro patamar. A Globo começou mal a mudança editorial. Abraço.

    • José A. Karacek says:

      Com certeza, Guilherme,
      Lula fez um governo destaque em todos os âmbitos: desde programas para o povão até a vergonha da corrupção.
      E a Globo não aceitando a derrota no resultado da eleição presidencial, crucifica-o.

      Abraço,
      José A. Karacek – Blog Cotidiano em Foco

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.