Sebastião Marques

.

Introdução

O tempo todo sou questionado sobre o porquê Judeus não acreditam em Jesus como o Messias. Na maioria das vezes, mudo de assunto para evitar o atrito, devido ao fato da própria dúvida sobre algo “tão óbvio” ser considerada intolerável por muitos.

Mesmo assim, tenho percebido que a maioria insiste com a pergunta, principalmente em relação a Jesus, tendo em vista que o Brasil é um país de maioria cristã.

Também tenho notado a persistência dessa questão entre quem têm dúvidas de fé e, por causa disso, propus-me a respondê-la da melhor maneira que me é possível.

Primeiramente, gostaria de deixar claro que o objetivo deste texto é explicar o porquê os Judeus não acreditam em Jesus como sendo o messias prometido pelas Escrituras Judaicas. Só isso. Não pretendemos ofender nenhuma outra religião. Se você é seguidor assíduo de alguma religião messiânica, sugerimos que mude de site e não leia este texto. Não queremos desviar você de sua fé. Nosso objetivo é tão somente responder a pergunta que constantemente nos é feita em tom de desafio.

.

As razões judaicas

O Beit Chabad publicou um texto sobre o assunto chamado judeus não acreditam em Jesus.  Recomendamos a leitura, pois é um excelente resumo sobre o tema. Texto sucinto, objetivo e pautado no respeito às religiões. O mesmo texto também está disponível neste livreto:  Manual Prático de Esclarecimento. Entenda! Judaísmo messiânico não existe. Fuja dessa ideia.

A ideia de mashiach, messias, é uma ideia tipicamente judaica. Ela não foi inventada pelos cristãos, nem pelos muçulmanos, nem pelos pagãos. Ela é parte integrante e fundamental da tradição judaica e encontra-se pulverizada em várias passagens do Tanach. O Tanach é o nome dado ao agrupamento de três conjuntos de obras:

1) A Torah (????);

2) Os Neviim (??????);

3) os Kethuvim (??????).

Daí o nome Tanach (????). Uma espécie de “sigla” composta da junção dos nomes Torah, Neviim e Kethuvim.

Os livros do Tanach foram selecionados para fazer parte do “Antigo Testamento” Cristão. No entanto, ressaltamos que o Tanach é para os judeus o Testamento, enfim: a promessa da Grande Herança que o Eterno reservou para cada um de nós. Assim, é inadequado relacionar o Tanach a um “Antigo Testamento”. Não há antigo testamento para o judeu. Não há antiga promessa para o judeu. A Promessa do Tanach ainda é plenamente válida, aplicável e maravilhosa em todos os sentidos. Só a nomeia de “antiga” quem não a conhece.

Assim, se quisermos saber algo sobre a ideia de Messias e as promessas que o Eterno fez em relação à vinda dele; devemos, necessariamente, ler o Tanach, preferencialmente, no original, pois tais ideias estão lá.

.

Jesus - Assim, se quisermos saber algo sobre a ideia de Messias e as promessas que o Eterno fez em relação à vinda dele; devemos, necessariamente, ler o Tanach, preferencialmente, no original, pois tais ideias estão lá

.

Como é composto o Tanach?

.

Torah ou Torá (Pentateuco):

  • Bereshit (Gênese)
  • Shemot (Êxodo)
  • Vayicrá (Levítico)
  • Bamidbar (Números)
  • Devarim (Deuteronômio)

.

Neviim (Profetas):

  • Yehoshua (Josué)
  • Shofetim (Juízes)
  • Shemuel (Samuel)
  • Melachim (Reis)
  • Yesha’yáhu (Isaías)
  • Yirmiyáhu (Jeremias)
  • Yechezekel (Ezequiel)
  • Trê-assar (Doze Profetas)

.

Kethuvim (Escrituras Sagradas):

  • Tehilim (Salmos)
  • Mishlê (Provérbios)
  • Iyov (Jó)
  • Shir Hashirim (Cântico dos Cânticos)
  • Rut (Ruth)
  • Echá (Lamentações)
  • Cohêlet (Eclesiastes)
  • Ester
  • Daniel
  • Ezra/Nechemyá (Esdras/Neemias)
  • Divrê-Hayamim (Crônicas)

O livro que os cristãos têm hoje em casa não é o Tanach, mas um conjunto de escritos chamado Bíblia divididos em “Novo Testamento” e “Antigo Testamento”. O “Novo Testamento” não tem vínculo com a tradição judaica. Trata-se de escritos atribuídos aos seguidores de Jesus. Enfim: não fazem parte e nunca fizeram parte dos escritos sagrados judeus. Por isso, o “Novo Testamento” não serve de fundamento para justificação da vinda de um messias para os judeus.

A porção da Bíblia Cristã que fala da vinda do messias está na parte traduzida como “Antigo Testamento”.

Este é um ponto muito importante que deve ser frisado: todo o “Antigo Testamento” cristão é fruto de uma tradução precária feita por São Jerônimo a partir de escritos gregos que deram origem a tradicional Vulgata, a Bíblia oficial Cristã em latim. Bíblia a partir da qual se fez a tradução para as línguas nacionais de hoje (português, Italiano, Espanhol, Inglês e etc.). Enfim: o cristão brasileiro tem em casa uma cópia traduzida de outra tradução mal feita. Algo assim, no mínimo, deve ser considerado por quem seriamente deseja compreender o que o Tanach diz a respeito da vinda do messias.

Infelizmente, a tradução cristã está repleta de erros grosseiros.  O próprio João Ferreira de Almeida, tradutor da Vulgata para o Português, identificou  mais de 2000 erros na tradução de São Jerônimo. Alguns dos erros estão em partes consideradas fundamentais para “provar” que Jesus era o messias prometido pelos escritos judeus. Obviamente, esses erros são apontados pela crítica como propositais com o intuito de convencer as pessoas e justificar a fé cristã. Mas, independente desses erros, há outras questões igualmente cruciais que veremos logo a seguir.

Eu recomendo que o interessado estude hebraico para ler o texto original e tirar as próprias conclusões. Mas, se isso lhe for muito penoso, que leia pelo menos uma tradução feita diretamente do hebraico por uma equipe idônea para diminuir as incoerências e as interpretações tendenciosas.

O Tanach não é um livro comum. Ele um código. E é de propósito. Toda sua redação respeita a gematria. O que é isso? Cada letra do alfabeto hebraico representa um número. Cada palavra, outro número. Cada linha, outro número. Cada versículo, um número. Cada capítulo, outro número! Todos os números relacionados entre si numa verdadeira tabela gigantesca de relacionamentos matemáticos complexos! Enfim: todos os números estão relacionados entre si por precisas relações matemáticas cheias de significação espiritual. E isso é de propósito. Além disso, todos os escritos sagrados tem uma espécie de “dígito verificador”. Ele impede os copistas de falharem na transcrição de sequer uma letra do Tanach. Enfim: ele torna possível conferir se a cópia está exata, evitando as adulterações voluntárias e acidentais.

Infelizmente, por melhor que seja a tradução, ela não pode ser estudada através de gematria. Estudo considerado fundamental pelos sábios para extrair os significados espirituais mais profundos dos escritos. A gematria serve também para evitar interpretações equivocadas. Por exemplo: as que ficaram famosas na Idade Média por “justificar” matanças sem fim e o posicionamento de algumas seitas cristãs que preferem deixar seus entes queridos morrerem a receber uma doação de sangue!

Quando lemos uma “tradução”, estamos mais sujeitos a esses equívocos do que quando lemos o original porque podemos lançar mão do recurso gemátrico para colocar a interpretação a prova.

.

O Messias judeu realizará todas as profecias

O Tanach elenca em várias passagens esparsas uma série de profecias que o messias judeu cumprirá quando vier. E aqui está um ponto muito importante: o messias judeus cumprirá TODAS. Isso mesmo: todas. Ele não cumprirá uma, duas, três profecias, mas todas elas. Caso contrário, estaremos chamando o Eterno de mentiroso (Que o Eterno não permita!).

Ademais, se bastasse cumprir apenas um profecia para ser considerado o messias, praticamente qualquer um poderia ser o messias. Por exemplo: eu sou da tribo de Judá, o messias será da tribo de Judá, e isso não faz de mim o messias!

É preciso cumprir todas as profecias. TODAS. E aqui está um ponto que os cristãos e islâmicos ignoram completamente.

Este livreto: Isaías Segundo o Judaísmo, foi redigido para demonstrar com base no Tanach o porquê Jesus não pode ser considerado messias segundo a tradição judaica. Segundo o Tanach, existem critérios que nos permitem identificar com precisão quando o messias houver chegado. No caso, Jesus descumpriu praticamente todos os critérios.

Vejamos alguns critérios (e não são todos!):

.

Segundo a tradição judaica, o profeta Elias irá reaparecer antes da vinda do Messias (Malaquias 4:5-6).

No “Novo Testamento” cristão, Jesus afirma que João Batista era Elias (Mateus 11:13-14, 17: 10-13). Entretanto, quando João Batista foi perguntado sobre o assunto, ele negou (João 1:21). O Evangelho de Lucas 1:17 tenta resolver o problema, afirmando que João Batista apareceu no espírito de Elias. É prudente lembrar que o cristianismo em geral nega com ênfase a doutrina da reencarnação. Isso por si só já é uma contradição, já que o próprio cristianismo lança mão dessa doutrina para justificar o retorno do profeta Elias em João Batista. Independente dessa polêmica, há outras críticas em relação ao mesmo assunto. Vejamos:

  • O Profeta Malaquias previu que o próprio Elias iria retornar, e não apenas alguém em seu espírito, caso típico da reencarnação. Elias, para quem não sabe, foi o único que subiu aos céus sem morrer segundo o Tanach (2 Reis 2:11). Por isso, espera-se que o profeta, ao voltar, volte diretamente do céu sem a necessidade de reencarnar.
  • Ressalte-se que João Batista, além de ter negado ser Elias, não cumpriu a profecia do Tanach sobre o retorno do profeta Elias. A profecia diz: “E ele [Elias] fará volver o coração dos pais para o Eterno através dos filhos, e o coração dos filhos para o Eterno através dos pais, para que Eu não venha desferir sobre esta terra uma destruição completa” (Malaquias 4:6). Evidentemente João Batista não realizou a profecia. Pelo contrário,  parte dos judeus se afastou das Leis do Eterno para seguir o “messias nazareno”, Jerusalém entrou em guerra civil e os romanos destruíram  toda cidade, inclusive o segundo templo, após a morte de Jesus.

.

Segundo o Tanach, o Messias deve ser descendente do Rei Davi e Salomão. (Jeremias 23:05, 33:17, Ezequiel 34:23-24;  2 Samuel 7:5-13).

Conforme as escrituras cristãs, Jesus não era descendente do Rei Davi. Vejamos:

O “Novo Testamento” cristão fala sobre a genealogia de José. Entretanto, há um grande problema para os cristãos resolverem: Jesus afirma ter nascido de uma virgem e que José não era seu pai. (Mat. 1:18-23). Em resposta, alega-se que José adotou Jesus, e passou sua genealogia a ele por adoção. De qualquer maneira, tenha ou não adotado, o problema permanece. Vejamos:

Não há base bíblica para a adoção nesses casos. Um pai não pode passar sua linha tribal por adoção. Um sacerdote que adota um filho de outra tribo não pode fazer dele um sacerdote por adoção. Mas, suponhamos que tenha havido a adoção. Mesmo assim, José não poderia dar a Jesus o que ele mesmo não tinha. José é descendente de Jeconias  (Mateus 1:11-16). E daí? E daí que os escritores cristãos esqueceram que isso fez José cair na maldição do Eterno que prevê que nenhum dos descendentes de Jeconias se sentaria como rei no trono de Davi. (Jeremias 22:30, 36:30). Ora. Conforme vimos, o messias será necessariamente um rei descendente do Rei Davi e Salomão.

Outra questão: não há provas de que Maria descende de Davi. Mesmo que se pudesse comprovar que Maria é descendente de David, a filiação tribal nos tempos antigos dava-se através do pai e não através da mãe conforme previsto em Números 1:18 e Esdras 2:59. Se Jesus não tinha pai humano, como ficaria então a questão da filiação?

Suponhamos que por uma generosidade do Eterno a linhagem tribal de José pudesse ser transferida a Jesus por “afinidade”. Em qualquer caso, como José é descendente de Jeconias, Jesus não poderia ser o messias por causa da maldição prevista para os descendentes de Jeconias (Jeremias 22:30 e 36:30).

Mas, o “Novo Testamento” cristão é confuso em relação à genealogia de José. Enquanto Mateus diz que José é desdente de Jeconias, o amaldiçoado, Lucas discorda e diz que José é descendente de Natã filho de Davi. (Lucas 3:23-31). De qualquer modo, isso é insuficiente para qualificar Jesus como possível messias tendo em vista que é preciso ser descendente de Davi e Salomão. Dessa maneira, a descrição de Lucas é inútil, pois Jesus passa por filho de Natã, não de Salomão.

Além disso, Lucas (3:27) também lista Salatiel e Zorobabel na árvore genealógica de Jesus. Ora, lembremos que os dois também aparecem em Mateus 1:12 como descendentes de Jeconias, o amaldiçoado! Enfim: de qualquer maneira Jesus não preenche os requisitos para ser messias.

Mas deixemos de lado essas questões de genealogia. Não é apenas essa questão que inviabiliza Jesus como o pretendido messias. Há outros pontos. Analisemos:

.

O messias deve reunir o povo judeu do exílio e devolvê-los a Israel

“E ele deve criar uma bandeira para as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e reunirá os dispersos de Judá dos quatro cantos da terra.” (Isaías 11:12)  Quando Jesus estava vivo, nada disso aconteceu. Pelo contrário, surgiu uma religião nova e os judeus foram divididos e dispersos pelo mundo mais ainda!

Ele reconstruirá o Templo de Jerusalém.  (Ezequiel 37:26-27), mas como Jesus reconstruiria o terceiro templo se o segundo templo ainda estava em pé? Para escapar dessa dificuldade, os cristãos inventaram uma nova interpretação: relacionaram o terceiro templo ao corpo de Jesus que, segundo eles, teria ressuscitado no terceiro dia. De todo modo, ironicamente, tanto Jesus, quanto o segundo templo foram destruídos pelos romanos de modo que a profecia de Ezequiel passou longe de ser cumprida.

O Messias vai governar em uma época de paz no mundo inteiro. “E julgará entre muitos povos, e castigará poderosas nações até mui longe, e converterão as suas espadas em enxadas, e as suas lanças em foices: uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.”. (Miquéias 4:3).

O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.” (Isaías 11:6-7).

Em outras palavras: O messias trará a paz universal e tornará desnecessária a guerra. No entanto, o período que Jesus viveu não pode ser considerado pacífico nem mesmo na região onde ele morava. Revoltas, guerras civis, golpes, matanças sanguinárias e muitas lutas. O próprio Jesus foi morto violentamente e a maioria de seus apóstolos tiveram mortes violentas e seus seguidores foram perseguidos também pela força da violência.  Nem mesmo entre os judeus havia paz. Toda essa confusão belicosa por si só já mostra que a profecia não foi cumprida.

Ironicamente, a Idade Média, onde prevaleceu a mentalidade cristã na Europa, foi uma dasépocas mais violentas e insanas da história da humanidade. Basta saber ler para conferir a informação nos livros de história. Só isso, por si só já é suficiente para demonstrar que a era messiânica não tinha chegado. Logo, como o Eterno não mente, a única conclusão coerente é que Jesus não era o messias.

Quando o messias governar, o povo judeu observará os estatutos do Eterno. “Meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Devem seguir as minhas ordenanças e ter o cuidado de observar os meus estatutos” (Ezequiel 37:24).

Pelo contrário, os seguidores de Jesus acusam as leis mosaicas de “retrógradas” e “ultrapassadas”. Paulo ficou famoso pelas polêmicas com Pedro por incitar as pessoas a não fazerem circuncisão (Gálatas 5:6  e 6:15, Felipenses 3:2-3). Paulo também lançou polêmica sobre o cumprimento das leis das festas religiosas, de Rosh Codesh (lua nova) e de Shabat  (Sábado): (Colossenses 2:16). O próprio Jesus incitava o povo a descumprir as leis da cashrut sobre a alimentação adequada (Mateus 15:11). Algo assim contradiz completamente a profecia de Ezequiel que diz que o Messias levará o povo judeu a observar as leis da Torah e suas Mitzvoth.

Quando o Messias governar, todos os povos servirão ao Eterno “E virá passar que desde uma lua nova até à outra e desde um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Eterno” (Isaías 66:23).

Ora, até hoje isso não aconteceu! Pelo contrário, as divisões de fé se multiplicaram. E muitas guerras foram feitas por causa delas. Outro ponto importante é que o messias será um rei terreno, um governante de povos. O reino dele será deste mundo e não do outro mundo como afirmou o próprio Jesus (João 18:36).

“a terra se encherá de conhecimento do Eterno, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Isso não aconteceu nem na época de Jesus, nem depois, nem hoje. Os povos do mundo inteiro ainda continuam afastados do Eterno. A busca de riqueza e poder ainda lidera o ranking da principal meta de vida das pessoas. Ainda é minoria os que priorizam uma vida pautada pela elevação espiritual e pelo compromisso de melhorar a vida de todos na sociedade.

.

Outras profecias messiânicas não cumpridas por Jesus:

.

O restabelecimento da dinastia David, que jamais cessará.

Fonte: Daniel 7:13-14

Mas Jesus não teve filhos, nem estabeleceu reinado algum, muito menos um que nunca cessaria.

.

Uma era de paz eterna entre todos os povos e todas ás nações

Fonte: Isaías 2:2-4; Miquéias 4:1-4; Ezequiel 39:9.

Obviamente não temos paz, e infelizmente muitas guerras foram feitas em nome de Jesus.

.

Todos os povos do mundo serão convertidos ao monoteísmo.

Fonte: Jeremias 31:31-34; Zacarias 8:23; Isaías 11:9; Zacarias 14:9, 16.

O mundo ainda está cheio de idolatria, inclusive idolatrando Jesus como se fosse o próprio Eterno, comportamento antijudaico já que o Eterno ordenou nos seus preceitos que só Ele pode ser adorado. Obviamente, Jesus não é o Eterno. Foi por esse motivo doutrinário e por outras questões políticas que a Igreja Católica Romana separou-se da Igreja Cristã Ortodoxa do oriente, o primeiro “grande cisma” cristão.

.

Reconhecimento que só o Eterno é o Eterno D’us.

Fonte: Isaías 11:9

Obviamente o mundo ainda não reconheceu o Eterno de Israel como único D’us. Para o Judaísmo a questão é muito simples. O Eterno é D’us, Ele é Único. Simples, não é?

Entretanto, o cristianismo afirma a existência de três divindades distintas e independentes que, apesar disso, formam um só deus, a trindade divina. Mistério da fé cristã e um absurdo ôntico e matemático que afirma que 1=3 e que o igual é idêntico ao diferente! Nenhum cristão consegue explicar isso de maneira satisfatória. Já consultei vários padres e bispos, nenhum deu uma resposta coerente. Também já li as obras de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Nenhum deles respondeu sem agredir os princípios mais elementares da lógica e do ser.

A ideia de trindade é comum nos cultos pagãos. Na Grécia tínhamos a trindade Zeus, Poseidon e Hades. Em Roma: Júpiter, Netuno e Plutão. No Egito: Osíris, Isis, Hórus. A mesma ideia também se repete nos cultos pagãos antigos do norte da Europa, no Taoismo, nos cultos africanos, nos cultos indígenas do “novo mundo”, no Budismo e no Hinduísmo.

A única resposta coerente sobre o assunto da “trindade” nas religiões é dada pela Cabalá judaica nas lições sobre o pilar do equilíbrio na Árvore da Vida. Evidentemente, um mestre autorizado de Cabalá deve ser consultado.

.

O mundo se tornará vegetariano

Fonte: Isaías 11:6-9

Obviamente o mundo não é vegetariano! Tem dúvidas?

.

Reunião das doze tribos de Israel

Fonte: Ezequiel 36:20

Infelizmente as dez tribos continuam desaparecidas…

.

Reconstrução do Templo

Fonte: Isaías 2:2; Ezequiel 37:26-28.

O templo ainda não foi reconstruído. Jesus não teria a possibilidade de cumprir a profecia já que o Segundo Templo nem tinha sido destruído antes dele ser morto pelos romanos.

.

Não haverá fome no mundo

Fonte: Ezequiel 36:29-30

Não precisamos olhar para a África para perceber que ainda há muita fome no mundo. Basta andar nas ruas e ver as centenas de pessoas que moram nas ruas e debaixo das pontes. E, claro, os milhares de desamparados que existem dentro de nosso grande Brasil.

.

A morte cessará

Fonte: Isaías 25:8

A morte não cessou. Elas continuam diariamente. E, portanto, é evidente que Jesus não cessou a morte no mundo.

.

Ressurreição de todos os mortos

Fonte: Isaías 26:19; Daniel 12:2; Ezequiel 37:12-13; Isaías 43:5-6.

Obviamente Jesus não ressuscitou todos os mortos antes de ser morto pelos romanos!

.

As nações ajudarão materialmente Israel

Fonte: Isaías 60:5-6; 60:10-12

O que vemos são muitas nações querendo destruir Israel, ou no mínimo, prejudicar Israel. Existem nações, como o Irã que prometem destruir Israel. Jesus não cumpriu esta profecia. Pelo contrário, em nome de Jesus, as nações perseguiram os judeus por séculos a fio!

Atualmente há o movimento “boicote Israel” que deseja que todos os países do mundo não comprem produtos de Israel para destruir financeiramente o estado judeu. Ou seja: o mundo ainda está muito longe da chegada do messias.

.

As nações irão até os judeus para buscar orientação espiritual.

Fonte: Zacarias 8:23

Obviamente isto não aconteceu.

Em boa medida, os não-judeus querem é converter os judeus para acreditarem em Jesus ou Maomé! E mais: muitos criticam os judeus como “péssimos exemplos” a serem seguidos.

É comum os povos fazerem piadinhas de judeus como avarentos, maus e sanguinários, apesar da maioria dos judeus praticarem Tsedacá e as leis judaicas serem pioneiras em relação a “função social da propriedade” e a “proteção ao meio-ambiente”, ideias que só ganharam força entre os gentios no séc. XX.

.

Todas as armas serão destruídas

Fonte: Ezequiel 39:9, 12

Jesus não destruiu as armas. Pelo contrário, foi a inspiração de muitas delas, inclusive de ordens religiosas com fins militares. O mundo de hoje está armado até os dentes, inclusive com armas nucleares, químicas e biológicas que podem destruir toda vida no planeta…

.

O rio Nilo secará

Fonte: Isaías 11:15

Jesus não secou o rio Nilo. Ele continua forte, vigoroso e fluindo como de costume.

.

As árvores darão frutos mensalmente

Fonte: Ezequiel 47:12.

Isso não aconteceu nem acontece. Duvida? Experimente plantar um pé de manga e colher os frutos mensalmente…

.

As tribos de Israel receberão de volta as terras herdadas do Eterno.

Fonte: Ezequiel 47:13-13.

Isso não aconteceu nos tempos de Jesus. Começou a acontecer agora no séc. XX com o retorno dos Judeus para Israel. Mesmo assim, os não-judeus querem tomar a terra de Israel. As outras 10 tribos de Israel ainda continuam desaparecidas e dispersas pelo mundo.

Lembro: o mundo inteiro vocifera contra Israel sem nenhuma razão ética válida, mesmo quando Israel tem razão. Um exemplo é a “flotilha humanitária” noticiada pelo mundo como se Israel tivesse atacado civis inocentes sem mais nem menos. Apesar de tudo ter sido filmado e documentado, o mundo ignorou a verdade e as TV e jornais caluniaram Israel sem o menor escrúpulo.

Outro exemplo é a tentativa da divisão de Israel em Palestina e Israel. É evidente que o mundo de hoje deseja dividir o minúsculo estado de Israel, único estado Judeu no mundo. O objetivo é dar parte do Estado de Israel para ser controlado por organizações árabes terroristas. Ressalte-se, há dezenas de países de cultura árabe seguidores do islão no mundo. Por que, então, essas dezenas de países recusam abrigo a seus compatriotas árabes da palestina? Porque querem destruir Israel, o único estado judeu no mundo. Basta ler qualquer edição do jornal Visão Judaica para constatar a canalhice e a má-fé dos árabes na palestina em relação aos judeus. Só não vê quem não quer.

.

As nações da terra reconhecerão suas injustiças contra Israel.

Fonte: Isaías 52 e 53

Isso não aconteceu. E até mesmo o holocausto, esse poço inominável de brutalidade que marcou o séc. XX não comoveu todas as nações. O Irã nega o holocausto constantemente e promete “varrer Israel da face da terra”.

As nações caluniam Israel constantemente. Basta se lembrar da “flotilha humanitária” e dos movimentos de “direitos humanos” que não defendem os humanos, mas apenas animais, plantas e terroristas/criminosos.

.

Judaísmo messiânico é uma farsa.

Por tudo isso, não existe judaísmo messiânico, pois o messias judeu ainda não veio.

Recentemente surgiram algumas denominações cristãs que se autodeclaram judeus e, ao mesmo tempo, seguidores de Jesus. Do ponto de vista judaico, isso é absurdo, pois qualquer judeu alfabetizado pode ler claramente no Tanach que Jesus não cumpriu as profecias messiânicas.

Leia este livreto: Manual Prático de Esclarecimento. Entenda! Judaísmo messiânico não existe. Fuja dessa ideia.

Portanto, se você é judeu e ouviu um “rabino” dizer que Jesus é o Messias, fuja dele porque Judeus não acreditam em Jesus. Não existe judaísmo messiânico. Apesar deles se congregarem em “sinagogas”, usarem “talit”, amarrarem “tefilin” e utilizarem-se de objetos da cultura judaica, eles não são judeus. São cristãos.

Eles se utilizam da cultura judaica para oferecer um cristianismo diferente ao público para os cristãos insatisfeitos com o catolicismo ou os cultos evangélicos. Muitos procuram os judeus messiânicos pensando ir ao encontro do judaísmo. Nada mais falso! É como buscar uma água seca ou o fogo molhado, pois o fundamento do cristianismo, Jesus, baseia-se em negar o Judaísmo.

As diferenças entre cristianismo e judaísmo vão muito além da não aceitação de Jesus como o messias judeu. São várias diferenças estruturais que tornam essas duas fés completamente diferentes, apesar do cristianismo afirmar cinicamente ter adotado os escritos judaicos na sua literatura sagrada. Por ser um tema polêmico e que demanda mais esclarecimentos, em outra oportunidade escreverei um artigo destacando as princiapais diferenças entre ambas.

O verdadeiro messias judeu cumprirá TODAS as profecias. Se ele descumprir apenas uma das várias (e não citamos todas!), ele não pode ser considerado o messias judeu, pois o Eterno não mente!

No caso de Jesus, várias profecias foram descumpridas. Portanto, Jesus só poderia ser considerado o messias por quem não era judeu ou nada conhecia do Tanach.

Foi exatamente isso que a “nova religião” fez, separou-se do judaísmo onde a pretensão de Jesus não tinha fundamento e criou um “Novo Testamento” para desviar-se de prestar contas ao “antigo”.

.

Cristianismo: Uma fé criada pela política romana.

Roma, o maior e mais poderoso império do ocidente, estava em terrível declínio. Ameaçado de invasões bárbaras, crise econômica e revoltas iminentes em todo canto. Um cenário que trazia uma sensação de “fim dos tempos” para todo povo romano.

O Império criado pelo deus Marte estava agônico. O Paganismo que era até então a marca de Roma por excelência estava em crise total. Templos de Júpiter (o deus maior de Roma) eram depredados por “cristãos raivosos”; os cultos em honra a Baco eram acusados de orgíacos e demoníacos pelos cristãos. Os templos de Mitras eram alvos de perseguição. Nem mesmo os templos de Vênus e Febo escapavam do vandalismo… O Povo estava nervoso e descarregava a fúria até contra as vestais (virgens dos templos e guardiães do fogo pagão romano).

Evidentemente, as autoridades romanas passaram a perseguir os cristãos para conter a desordem civil. Alerto que há várias versões para a história da perseguição dos cristãos na Roma Antiga. Do ponto de vista romano, o objetivo era manter a ordem pública que se via ameaçada pelos saques e atos de vandalismo contra o patrimônio público romano. Do ponto de vista cristão, o motivo da perseguição era a maldade dos romanos que não aceitavam a fé boa e caridosa dos cristãos.

Em todo caso, é consenso que se trata de um período histórico obscuro, de dramas, crises, conspiração, decadência e uma sensação total de descontrole e desconfiança em relação ao futuro. A velha Roma estava mesmo morrendo, a ponto do cristianismo e o mitraísmo ter começado a ganhar força entre os legionários e pretorianos. A elite de Roma!

Júpiter, Netuno e Plutão, a trindade Pagã, estavam perdendo espaço para religiões estrangeiras… O Caos parecia iminente. Seria o fim total de Roma? Seria… se um político romano, Constantino, não houvesse tido a esperteza de transformar o veneno em remédio. Diga o que quiser dos romanos, mas eles sabem tirar proveito das crises! Como diz o velho ditado, se não pode vencê-los, junte-se a eles.

Foi o que Constantino fez. Ele converteu-se ao cristianismo e criou uma instituição religiosa para atender seus desejos políticos. A famosa Igreja Católica Apostólica Romana, que levava o estandarte SPQR (Senatus Populusque Romanus). A partir de então, Roma era oficialmente Cristã. Os perseguidos por motivos religiosos tornaram-se perseguidores das outras religiões! O povo estava feliz porque o cristianismo havia “vencido” o Paganismo.

Recomendo ler a respeito nos livros de História. Mas o que os livros de história não contam é que o “paganismo” não morreu. Ele continua tão vivo quanto antes, só que com uma roupa nova. Mais sutil e refinada. A roupa do “Jesus Cristo”. Peter Joseph fez um documentário mostrando as semelhanças do paganismo com o culto cristão que estão no filme Zeitgeist, the Movie (2007):

.

Parte 1 de 3 (Dublado em Português do Brasil):

.

 

 

.

Parte 2 de 3 (Dublado em Português do Brasil):

.

 

 

.

Parte 3 de 3 (Dublado em Português do Brasil):

.

 

.

Peter Joseph concluiu erroneamente que todas as religiões eram falsas por causa das semelhanças entre elas. Ele não era iniciado em Cabalá (tradição mística judaica). Por isso, ele chegou a tal conclusão precipitada.

.

Islamismo: Outra fé criada pela política.

Assim como o cristianismo, o surgimento do Islamismo ocorreu por força de um movimento político liderado por Maomé no século VII. Maomé não foi nem mesmo um “milagreiro” como Jesus, mas um homem de armas, um soldado muito astuto e um político mais esperto ainda.

O Islamismo é uma mistura de ideias ainda mais sem fundamento que o cristianismo do ponto de vista do Tanach judaico. O islão afirma que Jesus era um “profeta” anunciador da vinda de Maomé que seria o verdadeiro messias esperado pelos judeus!

Trata-se de um erro duplo:

1)Jesus não era profeta e nunca será considerado profeta do ponto de vista Judeu. Na época que supõe-se que Jesus teria vivido (Séc. I), a profecia já tinha encerrado-se em Israel há quase 4 séculos.

2) As profecias messiâncias não foram cumpridas. Logo, Maomé jamais poderia ter sido o messias judeu.

O Islão também reconhece os profetas judeus como “profetas do islamismo”, mas de uma maneira totalmente distorcida da descrita no Tanach. Aliás, como já era de se esperar, a pretensão de Maomé não tinha fundamentos no Tanach judeu. Então, espertamente, foi criado o famoso livro do Al Corão para contar uma nova história que não tinha nada a ver com o Tanach e justificar as descabidas pretensões messiânicas de Maomé.

.

Conclusão

Jesus, Maomé, Napoleão, Inri Cristo, Lubavitcher Rebe e qualquer outro que seja considerado “o messias” não é o messias previsto pelos escritos judaicos porque ainda não houve quem cumprisse os requisitos previstos pelo Tanach.

Ademais, não adianta o suposto messias ser um exemplo de santidade, um líder nato, um fazedor de milagres ou possuir qualquer outro atributo considerado magnífico e grandioso pelos seus seguidores. Nada disso importa.

Para os judeus, só uma pergunta interessa: os requisitos previstos no Tanach para a vinda do messias foram todos cumpridos?

Se não, o messias não veio. Se sim, Ótimo!

Table of Contents

190 thoughts on “Por Quê Jesus Não é o Messias Segundo os Judeus?

  1. Jeniffer Samara Ishiguro says:

    Questões religiosas dão um nó na nossa cabeça. Mais enfim, existe apenas um Deus, um só Senhor.

  2. Carla says:

    Um povo foi escolhido, viu milagres, recebeu a Lei, no entanto as Escrituras Hebraicas afirmam que os líderes deste povo assassinaram os profetas enviados por Deus. Além disso, Deus incumbiu este povo de ser Luz para as nações e este povo sempre odiou pessoas das nações, NUNCA quis e NUNCA foi luz nenhuma. Esse mesmo povo alega ser superior ao restante da humanidade. Também, as Escrituras Hebraicas e a História afirmam que líderes deste povo sempre tiveram total desprezo por pessoas pobres, inclusive, negando o ensino da Lei a estes. Se não fosse Jesus, a humanidade NUNCA saberia nada sobre Deus e a Lei. Se não fosse Jesus, a humanidade nunca saberia nada sobre Noé, Abraão, Jacó, os Profetas e servos leais de Deus dos tempos antigos. Se não fosse Jesus, a humanidade não conheceria a moral e ética instituídas pelo Criador. É provado que poucos livros das Escrituras Gregas são verdadeiros, mas o povo do ódio se agarra a detalhes para pisotear o RABINO JESUS DE NAZARÉ, porque é provado que Jesus era um RABINO. O povo do ódio desonra a Torah com eventos pelas ruas de Jerusalém defendendo comportamentos desnaturais, realizam casamentos contrários a Torah, mas pisoteiam Jesus. 2000 anos e o povo do ódio continua perseguindo Jesus. 2000 anos Jesus tem denunciado a corrupção, a hipocrisia e desonestidade de TODAS as religiões, inclusive a religião do povo do ódio e a religião do povo assassino da Inquisição e suas religiões filhas. O islamismo cresce a passos largos porque aceita Jesus como profeta, enquanto os judeus inventam a classe de Bnei Noach para seduzir gente estúpida sem estudos e pesquisas sérias. A genealogia de Mateus claramente está errada, a correta é a de Lucas. Outro detalhe é que realmente Jesus não é o messias político que os judeus esperam, Jesus é uma pessoa enviada por Deus para ensinar a ESPIRITUALIDADE, o AMAR A DEUS sobre todas as coisas, e não um político da raça pura superior que dominará a humanidade. Jesus, o JUDEU, veio ensinar a ESPIRITUALIDADE como JUDEU, nunca fundou cristianismo e nunca quis fundar NADA. E realmente Jesus deveria voltar e virar as mesas dos combistas mercenários que odeiam gentis, mas cobram fortunas para ensinar a Lei a um monte de bobos que ao invés de adorarem a Deus, idolatram um povo por este povo ser o povo de Jesus, SÓ POR ISSO.

    • Carla says:

      O senhor afirma que os JUDEUS, seguidores do.JUDEU Jesus escreveram uma mentira chamada Novo Testamento, certo?

      Passaram 2 mil anos e até agora MESSIAS NENHUM VEIO nem a Israel e nem a nenhum lugar na Terra, ou seja, não se cumpriu o que está nas Escrituras Hebraicas.

      TODOS OS JUDEUS QUE ESCREVERAM A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE ERAM MENTIROSOS? Pergunto porque se passaram DOIS MIL ANOS, não são dois dias e o Messias que os judeus esperam NÃO VEIO; e de quebra vocês dizem que judeus são mentirosos por escreverem o novo testamento? Dá medo desses escritores!

    • Yan Richter says:

      Não sei se alguém irá ler isso, esse conteúdo foi promulgado faz um tempo, mas enfim. Sou Cristão protestante, e bem, essa matéria me comoveu a esclarecer um pouco da minha Fé, apesar de ser um “Re-neófilo”. Dou o meu entendido pautado no conhecimento tanto bíblico como “humano”. Em outras palavras, no que creio que é VERDADE irrefutável e absoluta (pra mim) que acredito no Senhor Jesus. Vejo nos comentários que muitas pessoas não entendem a Palavra e Evangelho, não só sobre a incompressão do intelecto do autor do conteúdo (ressalvando sendo sua crença, respeitosamente, pertinente), como também, nos autores dos comentários. É muito comum as pessoas nos 4 cantos da terra não compreenderem a Mensagem, de fato, esse fato está, intrinsecamente, ligado a nossa insuficiência perante Deus. O Senhor Deus nos fez a sua imagem e SEMELHANÇA, deixo em maiúsculo, pois esse comportamento desentendido (sem pejoratividade) advém de um erro crasso que a pessoas executam ao se depararem com a Palavra de Deus que é: SEMELHANÇA, e NÃO IGUALDADE se entendo, completamente, Ele sou igual a Ele; Ele nos excede em tudo, principalmente nesse caso, em entendimento; Tudo que somos, tudo que produzimos interiormente e exteriormente é aparelhado pela razão/lógica dia a após quando estamos acordados e até dormindo, ela é naturalmente e individualmente, alcançada pela nossa limitação humana que não excede Deus. Por muitas vezes eu não entendo Deus, mas o amor que nunca foi 50% racional, digo a respeito do verdadeiro amor, esse amor por Deus supri todas as minhas dúvidas, é inexplicável mesmo, talvez seja indescritível e ilógico, talvez. Portanto, digo ao leitor, não se aflite se não entender o Divino Ato de Jesus na Cruz. Digo também, ame a Deus acima de tudo, ame-O com toda sua força e entendimento. E por último, persevere na Leitura da Sagrada Escritura, é muito importante não sermos reféns do ceticismo fútil/prejudicial em razão da falta de conhecimento. Enfim, que Deus abençoe todos vocês. Tenho por cada um, respeitosa diligência, pelas nossas divergências religiosas. Agradeço por quem leu.

      • MARLA ROSANGELA MAGALHAES ERNST says:

        Você não entendeu o texto, antigo Testamento,cópia mal feita do livro dos Judeus,religião dos judeus, acredita em Jesus então leia os Evangelhos de Jesus, leia os apócrifos, já que Constantino os desprezou.Apócrifo de Maria Madalena é muito interessante.Deixa o velho Testamento de lado,você não pode ter dois Deuses,na Bíblia fica gritante essa diferença de Deuses, é contraditório acreditar nessa mistura sem pé nem cabeça, é um ou outro. O Deus dos judeus escolheu o povo judeu então se você não é judeu não tem como ser o escolhido por esse Deus. Isso é sincretismo religioso, igual a Umbanda onde São Jorge é Ogum, consegue entender? Judeus não concordam com essa mistura, talvez você não concorde com alguém de matriz africana dizer que Jesus é Oxalá.

  3. Antonio Carlos says:

    Eu creio em Deus e acho que o livre arbítrio é o maior ensinamento que Deus nos revelou em suas escrituras para podermos escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, e também creio que existe uma vida espiritual depois desta vida carnal, e este livre arbítrio nos revela para onde iremos devido a nossa escolha para exercermos este ensinamento que Deus nos deu.
    Que O Deus, O Pai Eterno ou seja la como vcs podem Denominá-lo nos de sabedoria e discernimento para entender os seus ensinamentos.
    Shalom aleikhem – ??????? ????????

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Olá Antonio Carlos!
      Desde que se saiba que toda ação tem sua consequência, você tem como administrar seu livre arbítrio para que as consequências de seus atos lhe tragam bons frutos, independente de religião e/ou doutrina religiosa.
      Que Deus lhe ilumine.
      Grande abraço

  4. Fernando Brigo says:

    creio que nem tudo esta nu aos olhos do homem e que cada um tem sua razao mediante sua crenca,voce cita que a genealogia de jose traz seu ramo de Davi, mas Cristo nao pode receber essa genealogia visto que seria adotado,como explica entao o capitulo 7 versiculo 14 de Isaias?

  5. Francimar de Oliveira says:

    Em 22.5.2019.
    Esta discussão já se estendeu demais; tanto, que a maioria dos leitores já nem sabe o que está sendo discutindo.
    O Messias não é essencial para a salvação. Afinal, quantas gerações já se passaram antes de Jesus, e quantas depois dele ? E por acaso Deus irá tratar com discriminação os seres humanos, até que venha o Messias? Na doutrina judaica, a vinda ou não vinda do Messias não é fator determinante da salvação ou perdição das almas. Todos são filhos do Altíssimo Deus. O “guehinom” no Judaísmo não é a tradução de “inferno”, mas corresponde com precisão ao “purgatório” do cristianismo. Portanto, vivamos em paz, que o Altíssimo Senhor retribuirá a cada um conforme os nossos méritos ! É a minha opinião, judeu convertido que sou oriundo do catolicismo romano. Ass. Francimar de Oliveira.

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Francimar, concordo plenamente com você. Infelizmente não temos mais no site um Judeu que possa escrever a respeito e elucidar as dúvidas dos leitores. Espero em breve ter alguém que possa faze-lo. Um grande abraço e obrigado por seu comentário.

    • Antonio Carlos says:

      Eu creio em Deus e acho que o livre arbítrio é o maior ensinamento que Deus nos revelou em suas escrituras para podermos escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, e também creio que existe uma vida espiritual depois desta vida carnal, e este livre arbítrio nos revela para onde iremos devido a nossa escolha para exercermos este ensinamento que Deus nos deu.
      Que O Deus, O Pai Eterno ou seja la como vcs podem Denominá-lo nos de sabedoria e discernimento para entender os seus ensinamentos.
      Shalom aleikhem – ??????? ????????

    • Renato Mendonça says:

      Gostaria de me converter ao judaísmo… Como proceder?
      Devo procurar uma sinagoga?

  6. Denis says:

    Show de bola o Artigo Sebastião!! Dentro da verdade do que é a história hebraica desde os Hicsos até o Judaísmo, não existe outra verdade senão essa que você abordou dentro de um contexto religioso…Parabéns!! ……Mas….Só me ficou uma dúvida e gostaria de perguntar a você: Se Deus(O Eterno cm vcs o chamam) escolheu um povo, veio a esse povo se revelar, o povo o não o conhecia, nem mesmo Abraão o patriarca sabia exatamente quem ele era, pois ouviu ou viu sei lá…a “revelação” que esse Deus trouxe já em idade avançada(isso significa que ele não nasceu monoteísta)….Qual o motivo de Deus o todo poderoso e criador do universo perder tempo com os Hebreus tentando ensiná-los a Amar, obedecer, seguir seus preceitos e leis? Não será o Judaísmo e a Tanach uma fábula criada por um povo insignificante que veio habitar o Egito, Suméria, Babilônia etc… como forma de auto aceitação? Qual o motivo de Deus deixar um Livro Código somente a um povo? Qual o motivo de Deus matar outras tribos e nações para dar aos Hebreus uma terra que ele prometeu a Abrão e que nem mesmo Abrão chegou a usufruir e habitar em plenitude essa terra? Não seria a história do Judaísmo uma fábula?

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Olá Denis!
      Muito pertinente seu questionamento.
      Eu lhe pergunto, será que também não é uma fábula o cristianismo, o budismo, o islamismo e todas as demais doutrinas religiosas que existem?
      Será que, assim como os contos de fadas foram criados para ensinar às nossas crianças alguns preceitos morais de nossa cultura, as religiões não tenham sido criadas com o mesmo propósito, ou mais, será que as religiões não tenham sido criadas para que se pudesse ter domínio sobre a população?
      E se Deus não existir, e se existir mas não seja nenhum dos cultuados pelo ser humano nas suas mais variadas doutrinas?
      A grande questão é a certeza, pois esta nós não poderemos ter sem a fé.
      O judaísmo estuda as escrituras e as questiona o tempo todo e isso faz dos judeus um povo que evolui moralmente e espiritualmente. Muitas nações se levantaram contra os judeus através dos séculos e o povo judeu continua em pé, conseguiu erguer o Estado de Israel e mesmo com ataques diários, continua crescendo e é hoje o País mais desenvolvido da região e um dos mais desenvolvidos do mundo.
      Este fato pode provar que é o povo escolhido ou simplesmente prova que a fé bem direcionada trás benefícios imensuráveis a um povo?
      E Deus, este ilustre desconhecido pode estar conversando com seu povo de maneiras diferentes, em formatos diferentes, sendo de uma maneira com os judeus, com outra maneira para com os cristãos e de maneira diferente para com os povos do oriente. Ou tudo não passa de criações de nossa grande imaginação.
      Mas o certo é que se não houvesse a fé, nosso desenvolvimento não teria chegado onde está e seriamos hoje apenas um bando de animais nômades em busca de alimento.

  7. Wesley says:

    A profecia Divina de Genesis 3.15 se cumpriu? De que se trata a semente da mulher?

    Outra coisa, sobre as guerras: nos livros históricos do AT o que mais se vê é guerra proclamada pelo povo de Deus, guerras em nome de Deus como pode?

    Sobre a idolatria: o povo mas rebelde foi Israel na questão de idolatria, a ponto de Deus pesar-lbes as mãos com inferências inimigas para oprimi-los. Depois de Davi (falo de reis), apenas Ezequias fez o que realmente agradou a Deus. Como poderá os povos da terra buscar nos judeus orientação espiritual quando os mesmos foram os que mais descumpriram as leis de Deus?

    E quem são o povo que encontraram Deus sem pergumtar por ELE? Isaias 65. Se me disser que são judeus, então haverá contradição ?

    Voltando na pergunta 1: A semente da mulher , de que se trata essa profecia dada pelo próprio Deus?

  8. mordazmente says:

    Nem o próprio Jesus, chamado erroneamente de Cristo, cumpriu suas próprias profecias de retorno e de que seus seguidores fariam milagres maiores do que ele mesmo.

  9. alessandro says:

    Oi Gilberto

    desculpe a demora na resposta
    Esse post vai ser longo.

    atualmente sou um grande curioso das verdades. Descobri que independente da gente aceitar ou não, fatos são fatos, e Deus vai ter o desenho dele, independente de eu gostar ou não.

    Já fui espirita. Hoje sou reencarnacionista. Parei de acreditar no espiritismo como doutrina perfeita, e passei a entende-la como absurdamente superficial. Hoje abomino idolatrias, e me sinto agredido frequentemente em missas ou cultos evangélicos. Incrível como as pessoas repetem os erros de antigamente. Incrível como o povo Judeu é perseguido por não aceitar outro Deus que não aquele da Torah. Não me preocupo com a reencarnação, já que é um ato natural da criação.

    Me entristece a sua análise sobre a definição do povo escolhido
    Vou te dizer no que acredito. O POVO JUDEU É O ESCOLHIDO SIM. E o que quer dizer ser o povo escolhido? Não é por ser um povo mais bélico, ou mais importante, ou mais inteligente, ou mais avançado. TUDO ISSO É FIRULA. Fazer essa análise rebaixa a história inicial de vocês. Vocês são o povo escolhido PARA NUNCA SEREM DIZIMADOS, pois perceberam a divindade incolor, inodora, intangível e perfeita. Vocês foram escolhidos para manter a história original, ser a base moral da humanidade. O máximo que a humanidade conseguirá atingir no planeta é meta inalcançável da época de Abraão e Moises. Mas devido a falta de fé do povo judeu vocês serão SEMPRE PERSEGUIDOS. Fiquei com essa ideia a respeito de vocês após a leitura do pentateuco (desculpe, mas não tenho as citações). Aos olhos atuais isso parece mais uma maldição…

    Faz-se necessário diferenciar ACREDITAR EM DEUS e TER FÉ EM DEUS. Os cristãos acreditam em Deus, mas tem Fé em Jesus. Os judeus não aceitarem dividir o trono de Deus é MARAVILHOSO. Atualmente minha vibe é tentar aumentar minha fé em Deus. Tenho acreditado demasiadamente no meu salário.Mas cada vez que o Estado Judeu se vê pressionado e opta por desrespeitar o Eterno ele se rebaixa às demais nações ( e eu não gostaria de estar no lugar dos Estadistas de Israel..afinal…se Moises não pôde entrar na terra prometida por ter apenas duvidado…imagine a sinuca de bico)

    Mas temos de analisar FATOS.

    1- Acredito de verdade que ALGUMA COISA ACONTECEU DEPOIS DA CRUCIFICAÇÃO. Se Jesus não ressuscitou, alguma outra coisa houve, mas os discípulos estavam dispostos a morrer por isso.

    2- Repito: Aceitar Jesus como messias é diferente de aceitar o cristianismo. Mas aqui vale um comentário. Há seitas satânicas operando no mundo todo, que acreditam que Jesus é o filho de Deus como prega o cristianismo, e se dedicam a combater Jesus (bizarro..)
    veja o link abaixo., Vale muito assistir tudo – (Carlos Ribas). Mas por favor dê um desconto por que ele vai usar a nomenclatura evangélica. por favor, não esqueça de ver o vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=PfAl2DZa57s

    Tenho espíritos de baixo calão que aceitam a superioridade de Jesus. Talvez também aceitem a de Moises, Elias, ou de outros,..não sei. E tenho espíritos bons que legitimam jesus.

    Mas faz-se necessário NOVAMENTE avaliar Jesus.
    Imagine que Jesus não seja o messias. Aquele que os Judeus tem esperado, Mas posso afirmar que Jesus não seja um enviado da divindade? E as curas e prodígios? Veja que :

    João 17,3
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    João 14:28
    Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

    procurei uma passagem mas não encontrei que Jesus diz algo como
    POR QUE VOS ESCANDALIZEIS QUANDO DIGO QUE SOU FILHO DE DEUS? NÃO APRENDESTE QUE AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE DEUS É SEU FILHO?

    ACREDITO QUE:
    1- Jesus foi um enviado PARA O POVO JUDEU e fez diversas críticas ao judaísmo. Devemos entender suas crítica para melhorar a prática do judaísmo.

    2- Jesus é “O” messias ?
    Sinceramente hoje não sei. Mas sei que ter fé na ressurreição de Jesus é tão incrível quanto o cajado de Moises se transformar em cobra. E aqui vale a reflexão: Jesus ressuscitou-se? Ou Deus ressuscitou Jesus?

    Os textos do novo testamento podem ser entendidos de forma literal? E os do antigo? será que temos plena condição de interpretar corretamente textos antigos? E se as interpretações estiverem erradas? Vários foram passados por tradição oral. Por isso, analiso mais a história passada do que a literalidade dos textos.

    3- COM CERTEZA Jesus foi o responsável por 2/3 da humanidade saber do Deus de Israel. Se não fosse ele, eu hoje oraria para tupã. Isso faz dele “O” messias ? Não sei. Mas me faz ser muito grato a ele. COM CERTEZA foi a maior obra contra a idolatria de toda a humanidade. E isso ocorreu pra mim devido à obediência de Jesus a Deus

    4- A expectativa do anticristo propagado nas igrejas cristãs, que afirma que aquele que os Judeus esperam como Messias será um impostor procede? Aqui tenho receio por que as duvidas serão reveladas

    5- Vale salientar que a Doutrina de Jesus é visceralmente uma doutrina de trato humanitário. É a caridade incansável. Enquanto as doutrinas focam no espiritual e fazem o trato humano como paralelo, Jesus inverte a lógica do sistema (daí curar aos sábados). Para ele, a glorificação de Deus ocorreria no cuidado do próximo. E esse ponto é irritante ainda hoje, pois cuidar dos outros é um saco (essa é a verdade). E veja quantos foram resgatados da criminalidade.

    Ainda não consigo entender o perdão dos pecados pelo sacrifício de Jesus.
    Talvez seja uma nova parábola.
    Talvez seja o perdão dos pecados pela OBEDIÊNCIA AOS DESÍGNIOS DE DEUS.
    E o ódio gerado por ele aos poderosos religiosos da época mostra bem como as pessoas preferem se manter em sistemas predeterminados a aceitar mudanças de amor ao próximo e efetivamente exercerem a obediência a Deus.

    gostaria de pedir ao amigo um texto aprofundado sobre a babilônia e os cananeus, afinal foi onde tudo começou.
    O que exatamente era abominável nessas culturas? Em canaã Deus manda dizimar tudo, até crianças.
    me falta conhecimento

    abs

    • Rodrigo says:

      o messias foi NEEMIAS. ele foi profetizado por jeremias 23 miqueias 5 isaias 11 zacarias 9 e malaquias 3. so nao enxerga quem nao quer. as profecias messianicas eram pro inicio do 2 templo e nao pro final. isaias 53 nao é profecia messianica( o cap trata-se de ezequias como o servo sofredor). salmos nao sao profecias. para dúvidas estou a disposicao.

    • Elias says:

      Em que pese discordar de alguns de seus pontos, achei fantástico seu texto. Coeso, pacífico e de olhar técnico. Parabéns !

  10. Helen says:

    Boa noite. Texto bem esclarecedor em relação à não aceitação de Jesus como Messias por parte do povo de Israel. Porém há alguns pontos que considerei não muito eficazes, no sentido de que não são absolutos. E quanto a isso, me perdoe talvez a ignorância. Mas por exemplo: a aceitação e adoção de José a Jesus, não só na cultura judaica, mas acredito que na maioria das culturas, confere a Jesus toda herança de seu pai adotivo, incluindo a linhagem (ainda mais sendo documentada, escrita, ou testemunhada). Quanto à Jeconias, o amaldiçoado (entendo que o Deus de Israel não amaldiçoa para sempre, inclusive muda a sorte do amaldiçoado), tem essa sentença revogada profetizada pelo profeta pós-exílico, Ageu. Outra situação é o João Batista, sobre o qual a bíblia fala que viria no mesmo Espírito Profético de Elias, e não reencarnado, que inclusive nem no judaísmo, salvo perfeito juízo, é considerada a reencarnação – e aqui me pergunto: por que Deus iria levar um homem ao céu, sem passar pela morte, para trazê-lo de volta anos depois a fim de anunciar o Messias que seria desse mundo mesmo, isto é, terreno, como dito no próprio texto; um ser de outro mundo vindo anunciar algo que deveria ser natural, já que o Messias esperado é necessariamente terreno?
    Quanto a habitação do povo no mesmo lugar, na sua própria terra, Deus o fez quando o povo voltou do exílio babilônico e eles já estavam na terra da promessa quando Jesus estava vivo. E nesse ponto, os textos que foram citados se referem a profecias que abrangem a escatologia cristã, e é nesse “Messias Escatológico” que os judeus crerão. Quanto à lei estar ultrapassada é simplesmente pelo fato de que o homem por si mesmo não consegue cumprir a lei como verdadeiramente Deus deseja, sendo assim, Jesus cumpriu essa lei, se fez o sacrifício perfeito para que pela fé nele e na sua obra fossemos por Deus considerados justos de uma vez por todas, e é isso que os seguidores de Jesus ensinou. Inclusive, muito embora o novo testamento cristão não seja considerado pelos judeus, o nosso antigo testamento tem a bíblia dos judeus, que apesar de se perder em algumas traduções, existe um árduo trabalho de muitos pesquisadores que tratam de traduzir ao mais próximo possível do original, sem contar o acesso que temos hoje a conteúdos de estudo que nos ajudam a chegar em uma tradução coerente. E ainda, como se explicaria a promessa de Genesis 3, com o Messias de qualidade apenas terrena e exclusivamente para o povo judeu – até porque o Deus de Israel é o Deus dono de toda a Terra e chama pessoas de todos os povos à aliança com ele; isso era dever do povo de Israel ensinar, porém não só não o fizeram como também não foram fieis às Leis de Deus – e não é minha intenção julgar aqui – sendo aquela promessa muito antes do povo de Israel existir? O Deus de Israel é um Deus santo, e importa que sejamos santos para nos relacionarmos com ele. O povo de Israel se relacionava com Deus por meio dos sacrificios, ou seja, alguém tinha que morrer, o preço era o sangue. O Jesus que os judeus não aceitam como Messias foi esse sacrificio perfeito, que não precisou de mais nenhum e nos abriu o acesso a Deus pela fé nele.
    E por último, já me estendi demais, o cristianismo não foi uma invenção de Roma. Ela perseguia os cristãos desde o primeiro século da era cristã. Apenas três séculos depois de muitas perseguições, que Constantino, favorável ao cristianismo, reinando, estabeleceu o cristianismo que já existia (os cristãos foram assim chamados ainda na era da igreja primitiva, na antiga cidade de Antioquia) como religião oficial do Império.

    Desde já, grande abraço.

    • Rodrigo says:

      uma das coisas que mais me intriga nestas discussões entre judeus e cristãos é a falta de consideracao sobre a epoca em que viria o messias. as profecias eran claras: quando o povo fosse resgatado do exilio da babilonia e o templo fosse reerguido. sera que é tao difícil compreender isso? o messias nao seria um deus encarnado e nao faria milagres ( nenhuma profecia aponta isto). NEEMIAS FOI PROFETIZADO VARIAS VEZES NO TANACH E NUITAS DESTAS PROFECIAS TENTARAM APLICAR A JESUS COMO MIQUEIAS 5 ( nao trata-strata-se de nascer em belem mas do clã – família. belem era uma pessoa descendente de efrat mulher de cale da tribo de juda). ZACARIAS 9, JEREMIAS 23 ISAIAS 11 E MALAQUIAS 3. DUVIDAS ESTOU A DISPOSIÇÃO.

  11. Cesar L Latino says:

    Olhando por este lado foi até bom os judeus não terem aceito o Messias Jesus com isso nós os Gentios recebemos a Salvação em seu lugar pois aceitamos a Jesus como o nosso Salvador.

  12. yaohumberto says:

    ola amados sou humberto hamasiha..
    na realidade ..todo judeo e mesianico….pois a esperança de todo judeo e a vinda do messias….ben david….
    mais as profecias falam de um messias judeo ……..’mais o que se prega no mundo nao e judeo mais sim( romano…jesus .)..o nome do verdadeiro messia tem que ser judeo alias arameico alias hebraico..
    os nomes proprios nao mudam deuma lengua ára outra nim se traducem…..exemplo brucelee o lutador chines em portugues nao pode ser carlos ribeiro,,,,,,,,e brucelee….o nome jesus e um nome inventado por homes……o nome do messias deve ter o nome do eterno alias o tetra gramatom cuasi trasliterado Y.H.W.H..MAIS A PALABRA SALVACAO ALIAS SHUA…EM HEBRAICO…NA PRONUNCIA PORTUGUESA FICARIA MAIS O MENOS ……YAHUHSHUA ..CONTRAIDO YASUA..QUE SIGNIFICA SALVAÇAO DE YAHUH….MAIS OMENOS..EXEMPLO O NOME DO PRIMER MINISTRO DE YISRAEL..(YAHUSRUL) BENJAMIN NATAN YAHU…COMO ESTA ECRITO PORAM MEU NOME YAOHU,,NUM 6..23…SOBRE OS FILHOS DE YISRAEL…..O NOME DE JESUS
    EM HEBRAICA SERIA ALGO ASIM COMO DEUS CABALO YE~–SUS…..EM GREGO DEUS PORCO…… SERA QUE ALGUEM ESQUESEO ESTES DETALHES CUANDO INVENTO O NOME DO MESSIAS GREGO ROMANO ? O SERA QUE ALGUEM ESTA OCULTANDO OS VERDADEIROS NOMES KADOSH..DO ETERNO DE YISRAEL PARA QUE OS OUTROS POVOS NAO INVOQUE AO KADOSH BARUJ…DE YISRAEL………BASADO EM ESTO OS POSSO ASEGURAR QUE JESUS NAO E O MESSIAS DE YISRAEL..E SIM O MESSIAS ROMANO…..SHALOMM ME DISCULPAO POR MEU MÁ PORTUGUES…….DEIXO MEU WHATS APP…11948512788…COMUNIDADE MESSIANICA DE PIRITUBA..SHALOM

  13. Paula Andrade says:

    Aí aí cada dia mais confusa…. as vezes acho que nem sou desse planeta ..pra quer tantas religião se só existe um.Deus?.. Achei que encontraria esclarecimentos e fiquei foi mais confusa… maldito homem que confia no homem2

  14. Carlos Silva says:

    Só uma coisa , e quanto a Daniel 9 : 24 -27 ? Lá fala claramente a data da vinda do Messias e fala claramente sobre a morte dEle! Todas as outras profecias ainda serão cumpridas , porém em sua segunda vinda

  15. Luciano Rodrigues says:

    Olá! Muito bom o texto, parabéns. Me foi uma ótima fonte de estudo. Gostaria de fazer uma pergunta, mas primeiro quero deixar claro que é uma pergunta puramente acadêmica, ok? Eu não tenho a menor intenção de te confrontar ou insultar. Eu apenas gostaria de ver um pouco mais do argumento judeu, simplesmente como uma questão de estudo. Já agradeço antecipadamente por ler, e caso você decida por responder minha pergunta.
    Então, como um cristão, no meu ponto vista, você listou uma série de profecias que Jesus cumpriu sim, mas não exatamente da forma que um Judeu esperava. (veja bem, não estou dizendo que você está errado, ok? Estou falando apenas de um ponto de vista cristão. Preciso desse argumento para formular a pergunta) Acontece que o profeta Isaías profetizou em Is 53:3 que o Messias será rejeitado. Temos uma passagem parecida também no livro de Salmos, 69:8. Ou seja, uma das profecias acerca do Messias diz que ele será rejeitado pelo seu próprio povo. Minha pergunta é: está claro que Jesus cumpriu todas as profecias que você listou, apenas não da forma como o judeu queria. Então, e se fosse exatamente da forma que vocês esperavam? Ele então seria aceito, correto? Logo, se ele fosse aceito, ele não estaria descumprindo a profecia de sua rejeição? Afinal, ser rejeitado também é uma profecia de sua vinda, e tal rejeição certamente não aconteceria se as coisas acontecessem exatamente da forma que vocês (judeus) queriam.
    Mais uma vez, obrigado por ler, e espero ansiosamente por uma resposta. Abraço!

    • Alessandro says:

      Eu tenho pensado nisso.

      Fiz um comentário acima há 1 ano mas as dúvidas fascinantes continuam.

      Hoje tenho 2 certezas
      1- o povo judeu É O ESCOLHIDO . Podemos tentar entender o que é ser O escolhido, mas é fato que não se explica como um povo pequeno, perseguido desde o início da humanidade e com poderio bélico próprio insipiente não acaba. Simplesmente perdura no tempo. Isso é o cumprimento da palavra de Deus.

      Gostaria TB de saber a opinião do Giba sobre os acontecimentos depois da crucificação de Jesus. Não faz sentido os apóstolos terem mantido sua fe e tetem sido perseguidos SE não estivessem convictos da ressurreição de Jesus.

      Uma coisa que aprendi lendo o Antigo testamento é que Deus é livre. E ele faz o que bem entender. E glória a ele por isso. ( E se eu pensar muito nisso dá medo).

      Há que se ter em mente TB que eles podem não ter entendido exatamente os ensinamentos, já que Jesus falava por parábolas e figuras de linguagem( algumas horríveis como a tal VIDA ETERNA que dá ideia de TEMPO ao invés de COMPLETUDE). E os apóstolos eram bem limitados em entendimento.

      Por fim o mais importante.
      Aceitar Jesus é diferente de aceitar o cristianismo.
      O cristianismo como foi organizado diz que 1-Jesus é filho unigênito de Deus; 2- Jesus é Deus numa Trindade; 3- Jesus é messias.4- Nasceu de forma assexuada. 4- Morre para pagar pecados. Ou seja, é uma miscelânea pagã que humilha Deus e seus desígnios.

      Firmei convencimento de que NÃO EXISTE TEOLOGIA JUDAICO- CRISTÃ. O cristianismo tem teologia própria e é “judaico conveniente”. Quando quer lembra de onde veio.

      Mas não se pode negar que os desígnios de Deus ao povo judeu aparenta ser caótico e que NÃO HOUVE NINGUÉM NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE QUE DIVULGOU O DEUS DE ISRAEL COMO JESUS. E só vi um ser com tamanha fe igual a Jesus nas escrituras… Abraão , que imolaria seu próprio filho , sendo um sacrifício maior do que o de Jesus.

      Como não vejo outra forma de ser ( Jesus tem de ter sido da parte de Deus, e Deus concedeu a ele poderes de acordo com a fé dele , e de alguma forma se apresentou tangível aos apóstolos) há sim uma grande chance dele ter sido o Messias ( aqui, evidente que como estou numa fé e cultura cristã sou tendencioso) e me acarreta um questionamento: SERA QUE AS ESCRITURAS PROFÉTICAS NÃO FORAM MAL INTERPRETADAS?

      E que na verdade Jesus seria o homem Messias e a doutrinação do cristianismo seria idolatria ao Messias, que literalmente só temos notícias boas de amor incondicional e fé fervorosa ao Deus de Israel pelo Jesus? E que chama a atenção para um sistema de fé externo mas sem fe interior

      A obediência de Jesus é tao grande que chego a pensar que poderia ser a reencarnação de Abraão ( não que seja útil de alguma forma a informação) pois não há paralelo na história.

      Acho sinceramente que os apóstolos não entenderam muito bem o que Jesus falou, mas podemos ter certeza que ALGUMA COISA ACONTECEU DEPOIS DA CRUCIFICAÇÃO, podendo inclusive ter havido a ressurreição ( lembremos que Deus é livre e faz o que bem entender).
      Acho até que o sacrifício pelos pecados deve ter sentido que não foi entendido.

      O que acha Giba?

      • Gilberto Vieira de Sousa says:

        Alessandro, vou lhe passar o que acredito, baseado naquilo que pesquisei, mas sem a pretensão de ser o portador da verdade.
        Em 315 da era cristã, o imperador romano Constantino resolveu que, ao invés de lutar contra o cristianismo, que crescia desordenadamente, ele poderia utiliza-lo como ferramenta de poder. nesta tarefa, ele designou que fossem selecionados os livros que iriam ser a base da nova religião, a Igreja Católica Apostólica Romana, e que este compilado de livros não poderiam ir contra alguns dos principais dogma romanos.
        Desta feita, não apenas uma infinidade de livros ficaram fora da bíblia, 22 ao todo, com alguns que entraram não o foram na íntegra, sendo-lhes retirados algumas partes.
        O resultado da ausência de trechos de livros e de alguns livros foram diversas lacunas.
        Jesus era judeu, assim como seus pais e sendo assim, visitava a sinagoga e respeitava todos os rituais judaicos.
        Quando você lê na bíblia que aos doze anos de idade, Jesus foi debater com os sábios do templo, ele na realidade estava em seu “Bar Mitzvah”.
        Não há em nenhum lugar nas escrituras originais qualquer citação sobre Maria Madalena ser uma prostituta, mas o imperador Constantino não poderia deixar que uma mulher tivesse muito poder dentro da nova doutrina.
        em 553, por influencia de sua esposa, que não achava conveniente a lei do carma, o Imperador Justiniano ordenou que todas as referencias a reencarnação fossem retiradas da bíblia, desaparecendo assim também as dividas carmáticas.
        Muitos livros foram começar a serem escritos entre 60 e 80 anos após a morte de Jesus, o que pode ter resultado em memórias não muito precisas de alguns acontecimentos, por exemplo a cruz levada ao calvário, onde um dos apóstolos diz ter sido a cruz levada por um tal José de Cirineu e os demais apóstolos dizendo que ela foi levada pelo próprio Jesus.
        Boa parte da bíblia foi ditada, pois apenas os nobres e burgueses sabiam ler e escrever, e nem todos deste grupo eram alfabetizados. Dentre os apóstolos tínhamos o cobrador de impostos que tinha sido alfabetizado, mas os demais, provavelmente não, o que faz eu ter a dúvida de ser algumas lacunas falta de entendimento dos apóstolos ou falha de memória dos que narraram a história ou ainda, se foram retirados pelos bispos alguns trechos que foram responsáveis por alguns furos.
        Quais os detalhes da visita de Jesus aos essênios? quanto tempo ficou por lá? O que fez Jesus dos 12 aos 30 anos de idade? São duvidas recorrentes.
        Jesus falava por parábolas e figuras de linguagem, o que é totalmente natural quando estamos sendo instruídos por um mestre, Platão, Aristóteles, Sócrates, Confúcio, Sidarta, todos se utilizavam desta técnica, já que facilita o aprendizado e é muito mais fácil de se passar o recado.
        O povo judeu, apesar de todas as históricas perseguições, desde os primórdios até os dias de hoje faz deste povo um dos mais unidos e resistentes do planeta. Hoje Israel tem uma das melhores tecnologias bélicas do mundo, o exercito melhor preparado, a melhor tecnologia de irrigação, dessalinização e uma das melhores culturas do planeta. Se é o escolhido não sei, mas faz todo o sentido.
        “Uma miscelânea pagã que humilha Deus e seus desígnios…” Acho que aqui você acertou em cheio, pois temos muito paganismo na história da doutrina romana cristã. 25 de dezembro era comemorado o dia do Deus sol e foi atribuído este dia ao nascimento de Jesus apenas para coincidir as festividades. Doze apóstolos ou discípulos era o que tinha Horus, Mitra, entre outros. Krishna nasceu sem uma união sexual, mas pela “transmissão mental” divina da mente de Vasudeva no ventre de Devaki.
        espero ter conseguido responder algumas questões, se deixei algo para trás me avise. Quanto aos pecados, não sei opinar dentro do contexto que me propôs.
        Grande abraço e espero poder continuar a falar contigo deste tema.

  16. Claudio says:

    AMIGO SINTO LHE DIZER MAS VOCÊ PRECISA SE CONVERTER E INTERPRETAR A TORAH DA MANEIRA CORRETA VAI ESTUDAR HEBRAICO E ARAMAICO. POSSO ENTENDER AGORA, E QUE A VOCÊ NÃO FOI REVELADO A PALAVRA DE DEUS ( O ETERNO ) POIS, VOCÊ É MUITO SÁBIO AO PONTO DE NÃO ENXERGAR O CRIADOR E GENTE COMO VOCÊ QUE SE JULGA TÃO CULTO, NÃO PODE CONHECER A VONTADE DE DEUS E SUAS LEIS. FIQUE COM TEUS FILÓSOFOS ATEUS, COM TEUS BACHARELADOS POIS ELES TE A SALVAÇÃO, SÓ QUE NÃO. SAIA DO PEDESTAL HOMEM E TE HUMILHA PERANTE O ETERNO DEUS, DESSE A CASA DO OLEIRO PARA ELE QUE É MISERICORDIOSO TE MOLDAR,POIS TUA FORMAÇÃO VAI TE APENAS STATUS FINANCEIRO, MAS PROVARAS A MORTE E IRAS AONDE TODOS IRÃO, COM DETALHE SE ESTIVERES COM CRISTO, TERÁS VIDA ETERNA SEM MORTE ETERNA. RESUMINDO VAI TE CONVERTER AMIGO.

  17. Elcio lopes says:

    Você está muito doente espiritualmente, mas DEUS é tão bondoso (ELE É SÓ AMOR) que fará de você um verdadeiro filho pródigo através das reencarnações a que será submetido até o Sr aprender com o CRISTO JESUS todos os ensinamentos de purificação da alma que ele deixou para a humanidade que ainda sofre até hoje por não seguir os seus caminhos inclusive o tão “glorificado povo Judeu” que ao longo dos milênios conseguiu atrair a ira de quase toda humidade.
    POR QUE SERÁ ?? Aguarde meu querido irmão, sua hora vai chegar, pode demorar seculos, mas você conhecerá JESUS CRISTO O MESSIAS E ELE O RECEBERÁ DE BRÇOS ABERTOS !!!!!

  18. Jonatas says:

    Olá, gostaria de saber o entendimento judaico sobre o texto do Gênesis no que diz respeito a serpente. O animal foi usado pelo Satã. A descendência dá mulher que feriria a cabeça dá serpente é o Messias esperado? Obrigado.

  19. monica says:

    Deus não é Deus de confusão é Deus de paz.Por isso nos foi enviado alem de Jesus o Espirito Santo, para que através dele os mistérios de Deus nos sejam revelados. Graça dada apenas aos que acreditam em Jesus.
    Quando forem ler as escrituras, deixem sabedoria dos homens e como crianças abram o coração para a sabedoria de Deus, esta é a unica forma de conhecerem a verdade.

    Que a paz de Deus esteja no meio de nós!

  20. rodrigo says:

    Boa noite, descobri esse site hoje pesquisando sobre o assunto, gostei de alguns argumentos, discordei de outros, enfim… Uma dúvida – você é judeu por crenças repassadas por seus pais? Existe a conversão ao judaísmo? Como me tornar judeu sem ter antepassados judeus?

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Olá Rodrigo!
      O autor nasceu em uma família de tradições judaicas, ou seja, o judaísmo veio por transferência dos pais.
      Existe sim uma conversão ao judaísmo e você pode se tornar um religioso judeu mesmo não tendo descendência de sangue.
      Para conhecer sobre a conversão ao judaísmo e detalhes de como ocorre os primeiros passos, você deve procurar uma sinagoga e conversar com o rabino, que lhe instruirá da melhor forma possível e tirará todas as suas dúvidas.
      procure na internet a sinagoga mais próxima de seu trabalho ou residencia, ligue e marque uma conversa com o rabino.
      Espero ter ajudado.
      Muito obrigado por sua visita e comentário, sinta–se bem vindo
      Grande abraço

  21. Alfalfa says:

    Não tenho nenhuma dúvida de que Jesus não é o Messias. O problema é que as pessoas acreditam tanto em religião que acabaram torcendo igual time de futebol. Basta pensar e estudar a palavra de Deus… Acreditar que Jesus é o Messias é o mesmo que não acreditar em Deus. Pra ser o Messias tem que cumprir todas as professias. Krishna, Buda, Jesus, etc.. Nenhum desses cumpriram as professias messiânicas. Pra Jesus ser chamado de Messias, ele precisa cumprir todas as professias. Na verdade ele também precisa de um pai que seja descendente do rei Davi. Não existe profecia que diz que o Messias seria filho do Espírito Santo, isso é coisa da mitologia, onde um Deus desce do monte Olimpo e tem relação sexual com uma mortal e nasce um semi Deus. A tradução correta na profecia de Isaías não é virgem e sim jovem. Uma jovem/donzela vai dar a luz ao Messias. José, é descendente de jeconias e este foi amaldiçoado pelo próprio Adonai. Resumindo, quando alguém completar todas as professias messiânicas, este é o Messias. Acreditar que uma pessoa seja o Messias sem ela ter cumprido todas as professias é o mesmo que não acreditar em Deus. Pra quem acredita que Satan é o oposto do criador, que ele é uma divindade que Pratica o mal, leia mais a palavra pois acreditar em outra divindade é blasfêmia, só existe um Deus. Essa história de inferno, procure saber o que o criador diz a respeito da alma que pecar…. Ezequiel 18:20. O homem possui o livre arbítrio para fazer o que quiser, bem ou mal. Satan é um anjo e seu trabalho é tentar o homem, leia livro de Jô. Anjo não tem livre arbítrio, ele foi criado para servir e adorar a Deus. Se Satan tentou Adão no paraíso, quem tentou Satan para se voltar contra Deus? Lembrando que anjo não possui livre arbítrio. O dízimo, a o dízimo….. Deveria mandar prender todos esses ladroes piores que político que usam o nome de Deus para roubar dinheiro dos pobres e ignorantes. Dízimo foi dado a tribo de Levi, já leu a bíblia?? Dízimo é um pacto eterno com a tribo de Levi. Resumindo, cada um pode acreditar no que quiser, Adonai afirma que além de crer no que quisermos, nos tornamos semelhante aquilo que acreditamos. E aí, vc é semelhante a quem? Lembre-se, pra ser médico tem que ter diploma de médico, pra ser Messias tem que cumprir todas as professias.

  22. Ubirajara Rosa says:

    Eu acredito em Jesus Cristo como o messias o filho de Deus nascido duma virgem através do Espírito Santo Isaías 7.14 Miqueias 5.2 Zacarias 9.9 Eu acredito que Jesus Cristo é meu Salvador Ele não era Mentiroso os judeus tiveram várias provas disso eu acredito nós 12 discípulos de Jesus Shalom Adonai Jesus Cristo pra todos Graça

    • Alfalfa says:

      Ubirajaba, até eu acreditaria que Jesus é o Messias, afinal está escrito na Bíblia….. Na verdade, isso se trata de uma tradução incorreta. Se não me engano, existem 6 passagens no livro de Isaías com a palavra (bethula) que significa virgem. Vc não precisa nem saber hebraico pra ver o erro na tradução. A palavra em Isaías 7:14 é diferente de todas as outras passagem que aparece a palavra virgem. Em Isaías 7:17 nos temos a palavra( alma) e a tradução dessa palavra seria donzela ou moça é nunca virgem. Deus deixou várias professias, Jesus não cumpriu todas as professias, logo ele não é o Messias. Imagine que vc tem dinheiro pra comprar um celular, aí vc compra um velar mais barato pra ficar com o resto do dinheiro e seu celular logo estraga. Isso é uma economia porca. Sugiro fazer um curso de hebraico, na verdade vc não precisa, basta seguir seus mandamentos para ser salvo. Mais quando queremos aprender algo novo, de verdade, vale a pena procurar o texto ordinal do que ler um texto completamente mal traduzido. Lembrando que a Bíblia hebraica não tem novo testamento. Novo testamento foi acrescentado a única e verdadeira palavra de Deus. Será que os romanos tiveram autorização de Deus para acrescentar o ‘novo testamento’ a Bíblia hebraica? Um grande abraço!

  23. Rafael Bentes says:

    Existem milhares de religiões pelo mundo, cada uma com suas crenças e tradições e por incrível que pareça a grande maioria começou através do judaísmo e seus ensinamentos, Jesus era judeu, daí o pq questionar o que ele mesmo acreditava e levava junto a ele durante toda sua vida?
    As pessoas tem o hábito de defender e só querer enxergar o que lhe convém sem ter base ou conhecimento suficiente para tal, muitas estão defendendo doutrinas religiosas sem ao menos as conhecer de fato, quem busca conhecimento passa a ter mais clareza e sensatez do que realmente aconteceu de fato!
    O mais importante não é a religião seguida e sim seguir ao senhor, agradecer a ele e pregar o bem independente de tudo para se ter uma vida plena e com paz no coração, uma vida de generosidade, de doação, sem preconceito, sem ódio, sem maldade, ajuelhar e agradecer é sempre a melhor opção!

    Obrigado!

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Rafael, você disse: uma vida plena e com paz no coração, uma vida de generosidade, de doação, sem preconceito, sem ódio, sem maldade, ajoelhar e agradecer é sempre a melhor opção!
      A maioria dos religiosos, independente de qual doutrina siga, não faz metade do que você sugere.
      Obrigado por sua participação, sinta–se bem vindo

  24. Emmanuel Vitor says:

    Jo 1:11-12: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”

  25. cesar says:

    E como ficamos nós seres humanos todos pecadores e destituídos da gloria do SENHOR, mediante o pecado.
    Então não necessitamos de UM SALVADOR para nos salvar?
    Estaremos no céu por nossos próprios méritos?

    Guarde o dia SANTO DE DEUS – O SÁBADO E OS DEMAIS MANDAMENTOS

    DEUS abençoe

  26. Não vim para falar de meu nome, mas para falar do nome do filho do pai. says:

    Irmãos como antes falei , quem poderia fazer tais milagres, curas e prodígios se não o filho de Deus?
    Sabemos que existiram profetas com esse poder, dado por Deus, mas nem um se intitulou filho de Deus .
    Jesus foi o único a anunciar que era o filho do pai todo poderoso.
    Se Jesus estivesse mentindo logo Deus não se agradaria de tal insolência e não permitiria que fizesse tais milagres, curas e prodígios. Porque Deus detesta a mentira. Mas Jesus ao anunciar ser filho de Deus fez grandes maravilhas com o poder dado por seu pai. Provando ser SIM o filho de Deus,o Messias.
    Que a paz espiritual esteja conosco.
    EM NOME DE SEU FILHO , JESUS CRISTO, AMÉM.

  27. Não vim para falar de meu nome, vim para falar do nome do filho do pai. says:

    Em nome do nosso Salvador JESUS CRISTO,filho do pai todo poderoso, para que sua glória seja exaltada por seu filho.
    Irmãos, vós ainda discutem costumes, tradições, coisas humanas, fazendo ter desentendimento entre vós. Se vós não acreditam que JESUS é o cristo por seus ensinamentos; acreditem por suas obras.
    Por tanto como explicar os milagres, curas, prodígios?
    Nem a ciência atual consegue fazer um cego enxergar, um paralítico andar, um morto viver.
    Que a sabedoria espiritual esteja com todos vocês.
    Em nome do seu filho amado ,Jesus Cristo, AMÉM .

  28. Não vim para falar de meu nome, vim para falar do nome do filho do pai. says:

    Em nome do nosso Salvador JESUS CRISTO,filho do pai todo poderoso, para que sua glória seja exaltada por seu filho.
    Irmãos, vós ainda discutem costumes, tradições, coisas humanas, fazendo ter desentendimento entre vós. Se vós não acreditam que JESUS é o cristo por seus ensinamentos; acreditem por suas obras.
    Por tanto como explicar os milagres, curas, prodígios?
    Nem a ciência atual consegue fazer um cego enxergar, um paralítico andar, um morto viver.
    Que a sabedoria espiritual esteja com todos vocês.
    Em nome do seu filho amado ,Jesus Cristo, AMÉM .

  29. Felipe says:

    Giba, bom dia!
    Gostei do texto, muito elucidativo.
    Voce poderia me indicar uma tradução hebraico-portugues do tanakh que se aproxime do original? Como vc falou, seria melhor que aprendessemos hebraico, mas com esta impossibilidade, gostaria de ter acesso a esta tradução.

  30. Jeferson says:

    Tem muitas questões aí de tais negações que chega a ser coisa para criança:
    O texto de Jeconias por exemplo: Lá não diz nada sobre filhos futuros”…homem que não prosperará nos seus dias…”. O texto jamais falou da descendência dele mas foi estritamente claro ao dizer que os filhos nos dias dele não iriam assentar no trono.
    O messias dos judeus vai assentar no trono de Davi literalmente? Então onde está guardado o trono de Davi?
    Se tudo é assim tão na “malandragem do Talmud” em dizer que tudo é literal: Em Isaías diz que quando o Messias vier Efraim e Judá “…voarão para sobre os ombros dos filisteus…” Onde estão os filisteus?
    E não adianta dizer que são os filhos dos filisteus ou que é linguagem de expressão porque no dia que afirmarem que a regra para Jesus é uma e a regra para o Messias Judeu é outra.
    Se todo o judeu passasse mais tempo lendo o Tanach ao invés do Talmud não passaria vergonha nas Escrituras.

    Outro texto é Malaquias… por favor… que livro mal lido.
    O contexto de Elias começa no capítulo 3:13
    O texto começa falando do povo reclamando para Deus que só o soberbo prospera, então Deus faz uma promessa:
    Versículo 3:18 e o 4:1 juntos:
    “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo”.
    Ou seja, o texto diz que apenas no dia do juízo de D’us é que Israel verá a diferença entre o justo e o injusto.
    Quando Elias vier e fizer a sua obra ninguém verá nada porque não será possível vê-la. Se alguém reconhecer Elias, esse será o soberbo que torce e tenta mudar a Palavra de D’us. A converção dos corações é justamente aquilo que ninguém verá, nem o justo, nem o injusto.
    Além disso os judeus se preocupam tanto com as palavra mas, não sabem o que o nome Elias quer dizer? “Meu D’us é Yahu/Jah”
    Assim como diz no versículo 4 “Lembrai-vos da lei de Moisés….”
    O que basicamente este profeta vai fazer é extinguir tudo o que não for Tanach e ou que tenha aumentado ou distorcido aquilo que foi dito a Moisés. Imagina esse profeta entrando numa sinagoga e lendo:
    “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
    Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá” Isaías 29:13,14
    Que coisa maravilhosa este profeta dirá: “porque a sabedoria dos seus sábios perecerá”.
    “Endireitai o caminho do Senhor”
    Resumindo: Esqueçam Elias como prova de reconhecimento do Messias, seja ele Jesus ou outro qualquer.

    Para o Assunto sobre José não gerar Jesus lembraria de 3 coisas.
    1) O Tanach diz que aqueles que seguem a D’us são seus filhos, entretanto quem foi o pai de Adão? Adão não foi gerado, foi criado. Ou seja, a Filiação de D’us não é a mesma dos homens. Somos adotados?
    2) Nessas horas os judeus não lembram a lei do Levirato. O homem que deita com a viúva é o que gera o filho mas o pai, segundo a lei, já morreu.
    3) O messias dos judeus virá através do “imundo”? Está escrito: “E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmen, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde.” Levítico 15:18. Ou seja todo filho gerado por homem nasce daquilo que é imundo. Se Deus é Santo e pede que sejamos santos, como o seu Filho nascerá daquilo que é considerado imundo (sêmen)?

    É de ficar realmente triste que o povo escolhido por D’us, de onde vieram os patriarcas e todos os profetas tenham um conhecimento tão limitado assim. As Escrituras e Palavra de D’us está próximo de todos.

    – Poderia falar do Deus que Jacó não lutou e mesmo assim que ele lutou.
    – Poderia falar da divindade de Moisés outorgada por D’us
    – Poderia falar da pluralidade de D’us na Tanach.
    – Poderia falar em como os judeus e alguns cristão observam erroneamente os sábados. (O que os demais sequer observam)
    – Poderia falar de Jerusalém e do Templo que será acessível a entrada a todos os povos. O que seria o fim do isolamento dos judeus frente aos gentios.
    – etc
    Todos estes pontos acima dizem respeito ao Messias e explicam toda a confusão que os judeus fazem (e também cristãos).

    Obs.: Não vou responder os outros apenas para não ser prolongado demais. Porém acrescento, os cristão seguem um Jesus que não está nos Evangelhos portanto “Graças a D’us que os judeus não começaram a aceitar Jesus como o messias ainda”. O Jesus Messias está nos Evangelho sem aqueles traços misticos que os cristãos acrescentaram. O texto é tão simples e coerente que os cristão “aumentaram”.

  31. Francisco Martins says:

    Percebe-se de longe que você não é um Teólogo, seu conhecimento é muito limitado, tanto a repeito de bibliologia (Antigo e Novos Testamentos – Ou Tanach e Berit Redashá), quanto das línguas originais, grego, hebraico, e, aramaico, seu texto é pobre e demonstra superficialidade, não vou discutir Filosofia (não tenho formação nessa área), mas Teologia é uma especialidade.
    Não vou comentar o texto, pois, iria reproduzir outro texto tão grande quanto, ou maior do que o seu, mas lhe aconselho que busque conhecimento antes de discorrer sobre um assunto, para leigos seu texto pode parecer erudito, ou mesmo esclarecedor, mas para quem detém conhecimento sobre o assunto, repito é pobre, superficial, tendencioso, e falacioso (desculpe, não é intenção ofender, somente mostrar a pobreza do texto).
    Ass. Francisco Martins – Com formação Teológica e Me. em Teologia Sistemática (PUC Rio) , e, Prof de Hermenêutica – Exegesse, Homilética – Especializado em Línguas Orientais (Bíblicas).
    com Mestrados em outras áreas de Humanas mas que não vale a pena falar (Os Títulos são só para ilustrar que tenho detenho conhecimento específico nessa área)

  32. Amanda says:

    Li todo o seu texto com atenção, e alguns comentários, necessários e também desnecessários, preconceituosos e fanáticos.
    Tudo é muito misterioso, por mais que leio e tento me convencer a verdade.
    Essas traduções desses livros devem haver muitas palavras contraditórias, é tudo muito complexo, gostei do que você escreveu, claro e objetivo.
    Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia…
    ainda existem muitos conflitos causados por diferenças religiosas, não estudei bíblia, nem vou a religião alguma, mas gostaria de expressar que estive visitando o seu site, sem preconceitos, sem julgamentos, apenas com leitora que busca algumas respostas.

  33. Inez says:

    Muito interessante o artigo
    Porem, tenho algumas duvidas que só poderei tirar lendo o tanach visto que “a tradução cristã está repleta de erros grosseiros”. Conforme o senhor relata.
    Existe o livro Tanach em versão confiável, disponível na internet e traduzido para o português?
    Mas, como o senhor é estudioso do mesmo, poderia me ajudar, respondendo se pudesse, ate que eu adquira o Tanach traduzido e em versão confiável.
    1- O Fato de Jesus ter nascido da linhagem de Maria a partir de Natan, filho de Davi com Bateseba, seria de certo modo um parente de Salomão? Descartando totalmente Jose que era apenas um padrasto?
    O cristianismo acredita em Deus, Jesus (Messias)e no Espírito Santo.
    2- Os Judeus que aguardam o Messias, acreditam em Deus, no Messias enviado por Deus , e no Espírito Santo que era concedido aos profetas para os propósitos de Deus em ocasiões especificas?

    3- Existe alguma passagem no Tanach que fala da morte e ressurreição do Messias?

    4- Existe alguma passagem no Tanach que fala sobre uma segunda vinda do Messias para reinar eternamente em paz e com todas as profecias citadas em seu artigo?

  34. Luh costa says:

    Nossa. Intrigante tudo isso q li.
    Existe mt coisa entre o céu e a terra.
    Esse POST, nos abre a mente para MT outras perguntas, mts n respondidas.
    Mas não crer q Jesus, não é o messias…não é o nosso salvador…o filho do grande Eu Sou.
    Isso sim eu acho de mais.

  35. Miriam Ferreira says:

    Renomado estudioso da Torá, Avraham Isaac Kook (1865-1935) foi o primeiro rabino-chefe ashkenazi do Mandato Britânico da Palestina (Israel) e o fundador da religiosa e sionista Yeshiva Merkaz HaRav.

    Avraham Isaac Kook

    Depois da morte do rabino Kook, ele aceitou o convite como professor de Talmud em um seminário rabínico de Tel Aviv.

    Um dia, durante uma viagem a Jerusalém, ele experimentou um milagroso encontro com o Messias a partir da leitura de um Novo Testamento em hebraico que um jovem discretamente deu a ele no trem. Ele tornou-se convencido de que Yeshua era realmente o judeu Messias.

    Embora inicialmente tenha permanecido em silêncio sobre suas crenças recém-descobertas, depois de dois meses ele confessou abertamente sua fé. Por esta confissão pública, ele foi apedrejado e precisou ser hospitalizado. Ele continuou, no entanto, a proclamar que Yeshua é o Messias, apesar da perseguição.

    Quando eles viram que ele não foi movido pela perseguição, tentaram reconquistá-lo através de outros meios.

    Um homem judeu proeminente ofereceu-se para adotá-lo como seu filho e torná-lo herdeiro da sua fortuna se apenas ele renunciasse a sua fé em Yeshua.

    Rabino Slostowski, no entanto, respondeu: “Se você pode me dar paz para o meu alma, adquirir para mim a presença de Deus e o perdão pelos meus pecados, eu voltarei para judaísmo rabínico “.

    O homem rico respondeu: “Isso eu não posso fazer, pois eu não possuo o que me você está pedindo”.

    O perigo se tornou tão grande que logo este judeu seguidor de Yeshua teve que fugir para Beirute, na Síria.

  36. Miriam Ferreira says:

    No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
    2 Pedro 2:1

    Cuidado povo do Senhor, não deixem a salvação escorrer por suas mãos , assim como a desse sujeito que diz ser inteligente e estudioso. Pois a sabedoria dos justos é visto aos olhos do ímpio como loucura.

  37. Miriam Ferreira says:

    Dominados pelos romanos os judeus da época sofriam havia séculos a influência de uma literatura apócrifa que apresentava o futuro Messias como o herói da guerra de libertação e conquista do mundo. Inflingiram-se grande mal ao se instruírem da noção temporal do reino de Deus. Contrapõe-se Jesus a tal juízo. Anunciam as parábolas que o Reino será belo e se estabelecerá sobre a terra, mas somente como antecipação provisória da realidade celeste (Nosso Senhor designa-o como O Reino dos Céus: Mt 13); ele se constituirá na dimensão política e social, mas é antes de tudo interior, havendo mister de buscá-lo para descobri-lo verdadeiramente (parábolas do tesouro escondido e da pérola preciosa); não virá com a pompa esperada pelos fariseus (Lc 17, 20), mas crescerá com lentidão (parábola do semeador), transformando a pouco e pouco o mundo (parábola do fermento), no qual não obstante haverá sempre maus (parábolas do joio, da rede, do homem em núpcias sem a roupa nupcial, das virgens imprudentes etc.); sobretudo, o reino não se estabelecerá no brandir do aço (Mt 26, 52), mas ao contrário sofrendo perseguições (Mt 5, 10-12; Jo 12, 24-25); as riquezas não serão mais de ouro ou prata, mas interiores (Mt 5, 3); os chefes não terão por fim dominar outrem, mas servi-los (Lc 22, 24-27; Jo 13, 15); enfim, ainda que surgindo entre os judeus (Mt 15, 24) e impondo-se ao mundo inteiro (Mt 28, 18), o reino não constituirá domínio mundial e temporal do povo eleito, mas ao contrário será lugar de eleição dos pagãos convertidos, figurados nas ovelhas reencontradas (Jo 10, 16), no filho pródigo que retorna ao lar (Lc 15), no publicano arrependido (Mt 9, 9-13; Lc 18, 14 e 19, 2) e na conversão dos pecadores públicos (Lc 7, 39 e 23, 43); por sua vez os judeus – os primeiros a serem chamados – excluir-se-ão a si, como indicam as parábolas dos vinhateiros homicidas (Mt 21, 33-46), das núpcias reais (Mt 22, 1-14) e do grande festim (Lc 14, 15-24).

  38. Jeferson Raapack says:

    O texto de Malaquias 4 não serve para comprovar o Messias!
    Tanto o capítulo 3 quanto o capítulo 4 falam do dia do Juízo, chamado pelos profetas de “terrível dia do Senhor”. O Senhor falado por eles não se trata do Messias mas do próprio D-us. É certo que o Messias é que executará a vingança (Isaías 62 e 63) mas o dia é de D-us.
    No capítulo 3 diz que muitos reclamam que aqueles que prosperam são os iníquos e não os que seguem a D-us; no versículos 17 e 18 D-us então fala: que “naquele dia” (dia do Juízo – o mesmo de 4:5) todos verão a diferença entre quem é justo e quem é injusto.
    O profeta Elias converterá o coração entre pais e filhos e entende-se que estes pais e filhos fazem parte dos justos; entretanto, ninguém verá isso. Isso não será visível porque isso só será possível tarde demais (no “terrível dia do Senhor” – juízo).
    Não há como identificar ou reconhecer Elias quando ele vier (se já não veio); este é um dos motivos que Jesus tratou esse assunto com certo “desdém”. Quem poderá dizer com certeza quem é Elias? Como o identificarão se as suas obras não serão vistas?
    Obs.:Como o capítulo 3 e 4 podem ser lidos em conjunto o mesmo mensageiro do capítulo 3 já é considerado como um “mini Elias”; os capítulos deixam a entender que dois mensageiro (Elias já significa a mensagem – “Yah é D-us”) viriam… um viria antes do “anjo da aliança” e outro antes do “terrível dia do Senhor”. Se a cronologia estiver certa, um virá antes do messias e outro no final de tudo.

  39. Ana Maria says:

    Bem pelo que estudo na bíblia ,quando Jesus veio ele mostrou para as pessoas do que ele ia fazer futuramente na segunda vinda dele ele vai descer do céu e vai acontecer a guerra do armagedon depois disto que vai a ver paz na terra e cumprir todos os requisitos que você citou , que os animais serão pacíficos, que vai haver muita abundância em alimentos , não vai mais ter guerras , todos vão conhecer verdadeiro Deus , e Jesus vai governar por mil anos ,depois entregará o reinado a Deus . São número limitados de pessoas que vão para o céu 144mil este vão ajudar Jesus que é o Messias a governar a terra por mil anos e todos os requisitos que você citou vai se cumprir na volta de Jesus.

  40. LUCY . says:

    ACHO QUE O RABINO Yitzhak Kaduri DEIXOU O NOME DO MESSIAS EM CÓDIGO , ANTES DE MORRER ACHO QUE AOS 105 OU 107 ANOS . AO DECIFRAREM O ESCRITO CHEGOU-SE AO NOME DE JESUS . OS JUDEUS ABAFARAM A HISTÓRIA . POR QUE ?
    ELE ERA UM RABINO MUITO CONCEITUADO E LI QUE SEUS EX-ALUNOS DISSERAM QUE A LETRA DA MENSAGEM DEIXADA É REALMENTE DELE .
    VOCÊ PODERIA DIZER A VERDADE SOBRE ISSO ? MAS VERDADE MESMO . SE FOR VERDADE , TENHA A CORAGEM DE DIZER .
    OBRIGADA .
    LUCY .
    GOSTO DA VERDADE E RESPEITO O CRIADOR DE TODAS AS COISAS ACIMA DE TUDO .

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Lucy, é preciso lembrar que os nomes em hebraico para Jesus e para Deus são muito semelhantes. Há muitas lendas criadas para confundir a cabeça de quem estuda e procura a verdade.
      O melhor caminho é procurar uma sinagoga e pedir um guia de estudos correto.

  41. Edla Nascimento says:

    Olá,
    Meu nome é Edla Nascimento, e busco a Deus acima de todas as coisas.
    Sempre me questionei sobre o motivo dos judeus não aceitarem a Jesus como o messias, e a explicação acima e completamente esclarecedora. Sempre fiquei horrorizada com as tantas barbaridades feitas aos judeus, tenho estudado muito sobre o cristianismo e vejo a podridão que é a religião.
    Busco sempre a Deus, oro a Ele e começo a ter um esclarecimento maior sobre os Judeus e a promessa de Deus feita a eles.
    A minha duvida é : e nós como ficamos? se não crermos em Jesus? os Judeus se batizam? como deveria levar minha vida daqui por diante?

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Edla Nascimento, Boa tarde!
      O que te condena é sua consciência, o que te salva também.
      O Batismo também é muito simbólico e não é uma obrigação para que Deus a veja com bons olhos.
      Eu acredito que você deva procurar uma sinagoga ou clube judaico e pedir orientação de um Rabino.

  42. Claudia Siqueira says:

    Boa noite,estou aqui pra perguntar o que diz em Isaias 53 se nao é de Jesus que estao falando é de quem?
    Por favor me esclareça porque eu nao entendi.
    Na tonach é assim que está escrito em Isaias 53 igual a nossa biblia?

  43. Otávio says:

    Não existe judaísmo perante os olhos do eterno, nem islamismo, ou cristianismo e etc, é uma invenção humana e que alguns pessoas seguem e acreditam que assim estarão mais próximas do eterno. E alguns povos se especializaram em criar doutrinas, tradições e elementos que reforçavam a crença nessa autoridade suprema que uns chamam de Deus. As pessoas sabem muito pouco ou nada sobre isso, porque o conhecimento humano é minimo perto do alcance do poder do eterno, por isso as pessoas devem buscar a sua própria experiencia com o eterno e não se apoiar apenas nas experiencias dos homens de fama do passado.

  44. Maicon says:

    A final e nesse meio tempo oque tenho que fazer para poder contemplar as promesas de deus?oque eu tenho que fazer para poder ser digno de poder viver isto?quado o filho de deus vim se eu ja tiver morto ele vai resusitar os mortos?oaue eu faço em quato ele nao vem oque eu sigo entao???

  45. Marcio says:

    gostaria que me mencionaste onde esta escrito que foi dito que joao batista estava com o espirito de elias?

  46. JOSELITO DE CARVALHO BARROS says:

    Em nenhum dos 4 evangelhos ou no segundo testamento, João Batista, Jesus ou seus discípulos afirmam que João é Elias. Forcaram a barra.
    E ao meu ver TODAS AS REFUTAÇÕES, só corroboram para afirmar que JESUS é o messias, nossos irmãos judeus estão se atende apenas a esses plano, todas as refutações ou promessas não cumpridas, serão cumpridas com inicio do arrebatamento e o governo de JESUS na terra na parousia, sua segunda vinda. Após a grande tribulação. Se estabelecerá o Reino do Messias na Terra por mil anos. Mas AMO Israel e os israelenses, é povo de DEUS e ADONAI ELOHIM tem uma promessa especial pra a minha segunda pátria.

  47. Mauren says:

    Porque nao foi citado o livro de Ageu 2 onde fala que a maldição foi quebrada? Jeconias teve sim filhos, a maldicao caiu apenas para ele e sua mãe. Em Ageu podemos ver que ele refaz alianca com zerobabel filho de Salatiel…

  48. Roberto says:

    caro amigo ,sei que vindo do catolicismo romano não se pode esperar nada de verdade.
    mais fico pensando Gilberto sobre o apocalipse de João ,claro que sei que não foi ele quem escreveu,mais vamos em busca da verdade ,eu particularmente vejo que se tem muita coisa aumentada mesmo,mas fico agradecido pelo seu comentário ,muito me ajuda ,abraços

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Caro Roberto, quando o apocalipse de João fora escrito ele tinha como base o fim da dominação romana e a queda de seu império nos moldes da queda de Sodoma e Gomorra.
      Com o concilio de Niceia e diversas traduções posteriores se perdeu muito do contexto original.
      Quanto as profecias que os cristãos e judeus afirmam estarem se cumprindo, isto acontece a cada século, pois o ser humano sempre comete as mesmas atrocidades, mudando apenas as tecnologias e métodos.
      Não há como explicar cada ponto do livro de João em poucas palavras, mas em resumo é isso.

  49. Roberto Pascoalini says:

    CARO AMIGO GILBERTO OLHANDO SEU COMENTÁRIO SOBRE O AMIGO ALESSANDRO ,FOI EXATAMENTE A MESMA PERGUNTA SOBRE JESUS,ESTOU BUSCANDO ENTENDER ISSO TUDO ,MAIS OLHANDO MESMO PARA A HISTORIA REALMENTE TEM COISA QUE NÃO BATE ,PRINCIPALMENTE SOBRE O MESSIAS,MAIS COMO DESDE DE CRIANÇA AGENTE APRENDE NO QUE NOS ENSINA,ENTÃO SÓ COM MUITA VONTADE BUSCAR CONHECIMENTO PARA TIRAR DUVIDAS ,OBRIGADO PELO ARTIGO .ABRAÇO E SHALOM

  50. Roberto Pascoalini says:

    CARO GILBERTO ,ESTOU MUITO FELIZ EM LER SEU ARTIGO ,ME TIROU MUITAS DUVIDAS ,MAIS EU FICO ME PERGUNTADO E ESSE MILAGRES QUE ACONTECEM DENTRO DA IGREJAS EVANGÉLICAS FEITAS EM NOME DE JESUS ,E ATÉ DEMÔNIOS QUE SE EXPULSA ,ME AJUDA POR FAVOR .

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Roberto, milagres e retiradas de demônios não acontecem apenas nas igrejas evangélicas e também não apenas em nome de Jesus. Nos centros de Umbanda e Candomblé se retiram demônios e fazem milagres em nome de Orixás e outras entidades.
      Quando acompanhamos as diversas escrituras sagradas antigas, incluindo as orientais, vemos que o que realiza os milagres, independente da doutrina que se segue, é a fé da pessoa que está pedindo. Você já deve ter lido e/ou escutado a sentença:
      “Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”.
      A fé é o segredo, não a doutrina.
      A doutrina correta lhe trará conhecimento correto, mas a fé pode ser encontrada até fora da doutrina.
      Espero ter ajudado, mas se restar alguma questão, pergunte e eu terei o maior prazer em buscar a resposta.
      Grande abraço e muito obrigado por sua visita e comentário.

  51. Alessandro says:

    Prezado Gilberto

    Primeiro parabéns pelo post.
    Tenho diversas dúvidas sobre judaísmo, apesar de ser Neto de judeu praticante e filho de não praticante.

    Sou espírita. Depois de algum estudo me convenci de que o Eterno não permite a comunicação com mortos, e por obediência a Ele parei de vangloriar a prática. E após algum estudo vi que reencarnação faz parte da tradição histórica oral do judaísmo. Fiquei feliz, pois há congruência entre reencarnação é ressurreição.

    Minha dúvida é sobre o sacrifício de Jesus. Peço sinceramente que responda, pois apenas um judeu pode sanar.

    É extremamente comum nas diversas seitas cristãs o uso do sacrifício de Jesus para realizar exorcismos. E há diversos relatos, em diversas seitas e religiões sobre o RESPEITO E RESIGNAÇÃO que demônios tem sobre o tema. Coisas como serem obrigados a dizer a verdade. Obrigados a obedecerem. Enfim, há diversos atributos que os cristãos se avocam após a aceitação de Jesus como Messias, como se a aceitação desse poder sobre demônios.

    Isso eu não entendo.

    Se ele não é enviado do Eterno ( não estou falando da doutrina idolatra da Trindade) por que demônios o temem? A propósito da discussão há relatos sobre conversas nesse sentido no novo testamento cristão.

    Após essa constatação passei a duvidar da minha própria crença, e passei a dar ouvidos às crenças cristãs tradicionais. Mas tenho certeza que o judaísmo tem a resposta para isso. Talvez até na Cabalá.

    Vc pode ajudar na dúvida?

    Que o Deus de Israel te abençoe!

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Caro Alessandro,
      Obrigado por sua visita e por sua participação.
      As questões que você levanta não são fáceis de responder, pois é preciso também recorrer a história e não apenas a cultura e escrituras judaico cristã.
      Em primeiro lugar, o que é proibido é o contato com os mortos para efeito de adivinhações, ou seja, usar deste contato para comercio, o que era muito comum na época e ainda hoje encontramos quem faça esta prática.
      Quanto ao respeito que demônios tem sobre a presença da força de Jesus (Yeshua) é o mesmo que os mesmos demônios tem a força de todos os profetas, como Elias, Isaías, Jeremias, Ezequiel. Na realidade, o que vale mais não é o nome a que se invoca, mas a fé de quem invoca o nome. A fé é responsável por todas as maiores realizações da humanidade.
      Quando você se referir a crucificação de Jesus, nunca se esqueça de que este era um castigo comum e normalmente utilizado pelos romanos para muitos crimes, incluindo o crime político cometido por Jesus.
      Após o Consílio de Niceia, promovido em 325 dC pelo então imperador Constantino, muito sobre Jesus foi subtraído das escrituras e muito foi modificado. Por exemplo, nas bíblias cristãs, em nenhum lugar está escrito que quando Jesus estava entre os doutores, na realidade ele estava em seu Bar Mitzvah.
      A reencarnação já fez parte também da doutrina cristã até o ano de 3 dC, mas a esposa do Imperador Justiniano, não aceitando o fato de ter que voltar a viver aqui para Espiar seus pecados, pediu ao seu marido que intervisse neste assunto. Atendendo aos pedidos de sua esposa Teodora, durante o Concílio de Constantinopla o Imperador utilizando de sua influencia fez com que os códigos canônicos fossem revistos e a “Lei do Carma” fosse a partir de então, considerada herética e para substituir a ferramenta de espiação dos pecados, foi criada a doutrina das indulgências.
      Para retirar qualquer dúvida a respeito do que é ensinado tanto no cristianismo, quanto no judaísmo, consulte a história da época, consulte as tradições orais e nunca esqueça de usar a lógica, pois tudo tem que fazer sentido, ou está errado.
      Quanto a ficar em dúvida, tem rabinos que estudam mais de 80 anos e ainda tem suas dúvidas, tem estudiosos cristãos na mesma situação. Enquanto você tiver dúvidas, você terá combustível para procurar a verdade, pois a certeza absoluta é uma estrada perigosa e enganadora.
      Espero ter conseguido resolver algumas de suas questões.
      Grande abraço

      • Alessandro says:

        Gilberto
        Desculpe a demora na resposta

        Tenho hábito de ver escrituras x história, e vejo como acontecem as concordância.

        Por exemplo, nunca dei muita bola para o fato dos judeus se intitularem POVO ESCOLHIDO, até que caiu a ficha..a única forma do povo judeu não ter sido dizimado da história da humanidade é ter sido protegido por Deus. E isso me deu humildade pra ler com outros olhos as escrituras. Da mesma forma o preconceito insistente contra a unidade judaica..por que os princípios judaicos incomodam tanto? ( É consequentemente os cristãos de verdade)?? Simples..pq a base das doutrinas é uma MORAL OBJETIVA. E ela é desconcertante em alguns momentos, intragáveis em outros e acima de tudo perfeita.

        Mas ainda assim dúvidas são desgastante. Por exemplo há um pastor evangélico ex satanista chamado Carlos Ribas (várias palestras no YouTube) em que ele relata diversos fatos pessoais da época do satanismo, inclusive viagens astrais ( o que me fez encontrar os vídeo) encontro com anjos e demônios, inclusive um que se auto intitulou o próprio satanás, é um anjo que o impediu de fazer o mal a uma menina evangélica e disse que “Jesus havia morrido por ele”.

        Viagem astral é prática realizada por yoguis, espíritas , umbandista, etc..
        Ao mesmo tempo encontrei um vídeo no YouTube de um judeu de 15 anos que fez um desdobramento inconsciente e se viu num local de julgamento judaico ( não sei o link do vídeo, estava com vários judeus estudiosos ao redor dele e contando a experiência…falou q teve acesso a isso devido a consequências dos seus pais) é tudo isso pra mim, enquanto espírita é estranho.

        O Carlos Ribas chama a atenção que satanistas (e hoje ele classifica espírita como satanista, como todo evangélico) misturam verdades com mentiras para passar mentiras como verdades. E nesse momento duvidei da minha crença.

        Vi que demônios respeitam Jesus. Respeitam Satanás. Cada um no seu papel.

        Os discípulos de Jesus estavam dispostos a morrer pela sua crença. Para um Judeu aceitar alguém como Messias, vc sabe melhor do que eu, o peso disso.

        Aceitar Jesus como Messias tem vários riscos, inclusive aceitar que há profecias não atendidas, ou então, aceitar que há profecias erradas ( e aí a bronca é imensa).

        O que vejo é que a meu contragosto itens do livro do apocalipse estão se cumprindo, é a humanidade está definhando ao se afastar dos desígnios de Deus.

        De tempos em tempos, a humanidade revive os mesmos problemas. Mas agora é diferente devido às conectividade mundial.

        E nesse ponto a história do apocalipse parece mais extrema. Cristo é anticristo. E quando leio sobre a grande prostituta montada na besta lembro de Semíramis. E a história faz sentido. E me faz sentir medo real.

        Um dia terei coragem de fazer a tal viagem astral e ver com meus olhos o mundo espiritual.

        O bom dos meus estudos é que minhas orações agora são direcionadas ao DEUS DE ISAAC, JACO, DAVI , ABRAÃO E JESUS.

  52. Sandro Fonseca says:

    Bom texto para entender um pouco a religião judaica. Eu prefiro acreditar na ideia da existência de uma substância infinita amorfa que vive eternamente no momento presente (no gerúndio – ex.: vivendo, mutando, existindo, etc…) e se alimenta de evolução eterna, sem determinar lei alguma além das fixadas pela Física e Química. Esta substância pode ser nomeada de Inteligência Cumulativa Universal, mas pode ser o tal Eterno também. Não seria o Eterno do judaísmo, na minha opinião, por não ditar regras ou fazer julgamentos, pois Tudo simplesmente existiria ao mesmo tempo eternamente.
    Agora, hoje em dia, se eu fosse me dedicar a estudar uma linha de doutrinação, certamente iria em direção ao judaísmo. A religião monoteísta mais antiga, com um livro baseado em números (e números não mentem nunca!), um verdadeiro código que garante a fidelidade de suas informações, é muito mais confiável que qualquer livro traduzido por conveniência. Se o Tanach é a fonte de todas as outras traduções, e as tais traduções não seguiram a gematria, elas não podem receber crédito algum. Só semi analfabeto acredita em mentiras. Este é o problema criado com a “analfabetização” sistemática que sempre esteve em curso no mundo, fomentada pelos que alcançaram o poder material e se corromperam por ele.
    Para finalizar, se está escrito que o Messias irá cumprir 100% de todas as profecias, e quem veio até agora não as cumpriu, e para piorar, ainda morreu assassinado, me desculpem, mas esse alguém não foi o Messias, foi um coitado sacaneado que hoje tem seu nome utilizado para sacanear outros coitados. Se os livros judaicos estiverem corretos, o verdadeiro Messias ainda está por vir. E todos os problemas do bicho homem cessarão quando isso acontecer. Ponto final!

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Sandro, na realidade você acredita no panteísmo, pois foi exatamente o que você descreveu.
      Todos nós acreditamos em alguma coisa e não temos a menor obrigação de concordarmos um com o outro em tudo aquilo que cremos individualmente.
      Obrigado por sua visita e comentário.

  53. Luiz Carlos says:

    Declinando de quaisquer paixões étnicas, sociais ou religiosas, tudo o que sei é que o povo judeu é o povo mais sábio que jamais existiu. Criaram O Antigo Testamento, e disseminaram suas práticas e seu modo de ser como “a vontade de Deus”; e o mundo inteiro aceitou! Mesmo não aceitando de forma plena, mas criando outras religiões baseadas no Judaísmo como as religiões cristãs e o próprio Islamismo.

  54. Rianni oliveira says:

    Precisa conhecer o assunto mais a fundo ,pois sou muito difícil de acreditar em algo mas que Deus existe e a única certeza que tenho!

  55. Ronald says:

    Depois de Jesus, os judeus já aclamaram mais de duas dúzias de falsos Messias – mais de um por século – de Bar Kochba a Sabbatai Zevi e a Menachen Mendel Schneerson, sempre com resultados desastrosos, em nada tendo influído o fato de que nenhum deles jamais cumpriu nenhuma das chamadas profecias messiânicas. Não obstante, continua o sofrido povo eleito a esperar pelo próximo, que, finalmente, fará secar o Nilo e instituirá o vegetarianismo para os leopardos.
    Enquanto isso, o rejeitado Nazareno é aclamado como Messias por um terço da humanidade, respeitado como profeta por outro terço, e reconhecido como homem absolutamente excepcional pelo restante (até mesmo por ateus e satanistas).
    É sem dúvida o judeu mais famoso e mais influente da história, criador de uma civilização de alcance universal, e autor de uma doutrina que, se adotada por todos – amarás a Deus sobre todas as coisas e teu próximo como a ti mesmo; perdoarás o inimigo e farás o bem a quem te odeia – instauraria definitivamente na terra os “tempos messiânicos”.
    Mas que Messias melhor do que esse os judeus esperam?

  56. Rianni oliveira says:

    Sinceramente nem sei no que acreditar mais ,vou cuidar da minha vida e cada um acredita no que quiser que eu já estou e saturado de religião.

  57. Gilberto Lace says:

    Acredito que exista alguns erros de interpretação sim, porém devemos nos ater aos preceitos bíblicos, acredito que Jesus é o Filho de Deus,e creio que exista um propósito para que os judeus não o aceitem para que também os gentios sejam alcançados,se formos desmerecer alguém ou texto eu ia desmerecer o seu porque você não procurou ver quem realmente destruir templo, não foram os romanos,foram árabes com tito, não foi da vontade de Roma destruir o templo,pesquise mais sobre isso

  58. Guilherme Eustáquio says:

    Abram os seus olhos, vai se levanta um falso messias em Israel !! vocês vão adora-ló e vai ser do modo que um os homens querem! É do jeitinho que a carne do homem pede! mais na verdade é o próprio demônio… Daniel fala sobre o fim dos tempo… Isso nem cito apocalipse não, porque não reconhecem, mais as mesmas coisas de apocalipse Deus revela em Daniel, prestem atenção estão sendo enganadas! Nova ordem novo governo mundial messias falso próprio satanás, ele adora imitar as coisas de Deus e vai querê se coloca no lugar de Deus sendo adorado como Deus no lugar de Deus Daniel fala sobre, e estão caindo nessa!!! Pessoal mais uma vez abram os seus olhos!!! é simples de entender não endureça seus corações até porque a salvação é individual cada um cuida de sua vida com Deus. Mais olhem oque Daniel fala, estudem para que não sejam enganados Jesus foi Humilde e por isso não aceitaram, não quiseram a simplicidade do rei! É coisa dos antigos fariseus que esta ai até os dias de hoje! Ele veio paga um preço pela salvação de sua criação.
    Isso é enganação o maior gosto de satanás e fazer o povo escolhido por Deus se curvar a ele!! Judeus linhagem direta não gentios!! eu sou gentio e reconheço isso, e debochar de Deus, é triste isso ele investe em todas as culturas colocando coisas que não existem para enganar, exemplo Islamismo outra enganação porque é isso que ele faz, ele não dorme trabalha dia e noite seculos e seculos e inteligente e vai engana a muitos esta escrito!! Agora me falem porque as profecias do novo testamento estão se cumprindo todas ? Mais preciso 70 D.C ou até antes disso já foram se cumprindo , o Pai falou isso só não veem porque o coração se fechou! Não é a minha intenção colocar divisão mais fazer as pessoas olhar a maior verdade, e a tradução citadas pelo autor estão erradas. Meus povo pereceu por falta de sabedoria antigo testamento. Salvação individual.Procurem saber..Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará!

  59. D Mendes says:

    Como disse o próprio Jesus Cristo:
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
    João 3:3. E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
    Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
    João 3:1,2 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    1 Coríntios 2:14. Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
    Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
    Hebreus 2:1,2. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
    Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
    Hebreus 2:3,4. Em fim. Jesus Cristo o que morreu e ressuscito é o messias rejeita pelos Judeus. Jesus breve retornará… e todos os verão. O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
    1 João 1:3. A letra mata… O Espirito vivifica. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
    Romanos 1:16. Meu prezado, crendo ou não. Jesus é o Cristo e breve julgará a todos.

  60. CRISTIANO says:

    Eu queria saber sobre a posição Judaica sobre o Messias e foi boa a leitura, talvez eu não concorde de que Elias foi o único a ir vivo ao céu, sendo que Enoque também foi. Mas achei interessante as aplicações restritas de vocês dão as profecias. Eu já creio que elas são condicionais, porém a profecia que sela para mim o conhecimento do Messias é a das setenta semanas de Daniel, ali fala que desde a ordem de restaurar Jerusalém até o Messias seriam 483 anos, isso me leva até o ano 27 dc, saindo de 457 ac, nesta data era precisamente o 15 ano do reinado de Tibério César. Onde, segundo Lucas Jesus foi ungido.

  61. Jair says:

    Prezados
    Gibanet, quero lhe pedir como já deixei definido com você, não quero receber mais nem um comentário sobre este assunto.
    Por favor peço que delete o que for preciso !
    OK
    Obrigado
    Jair

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Boa Tarde Jair!
      Ao receber o e-mail com um comentário indesejado, você tem que no rodapé da mensagem clicar em subscrever, assim você cancela o recebimento dos próximos.
      Eu não consigo adicionar ou remover as inscrições, pois elas são feitas pelo leitor.
      Conto com sua compreensão.
      Grande abraço

  62. symonne says:

    lendo tudo isso fica muito claro que quem será o messias dos judeus será o anticristo. Deus realmente se revela aos seus, sua palavra é revelada a quem ele quer. A bíblia sem palavras para tal revelação, se com traduções tão grosseiras nos mostra toda essa revelação ( pois não é por obras para que ninguém se glorie) imagine se fosse a escrita perfeita. kkk minha fé em Jesus ficou mais firme depois de ver que os judeus são exatamente o que Jesus falou.

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Symonne, não leve para o lado do radicalismo, pois há muitos detalhes sobre o cristianismo e sobre o judaísmo que nós ainda desconhecemos.
      Há um estudioso do assunto, cujo nome não me recordo agora, que diz acreditar que o tão esperado messias que irá se fazer cumprir as profecias judaicas o próprio Jesus, em sua segunda vinda.
      Mas quem somos nós para prever o futuro desta ou daquela doutrina.
      Façamos nossa parte, pregando o amor, cumprindo os mandamentos de nossa fé e principalmente servindo como exemplo do bem, para que outras pessoas saibam que trilhamos um bom caminho.

  63. Mara Nocilla says:

    A pergunta que não quer calar: Como podem escrever sobre a vida de Jesus com tantas riquezas de detalhes depois de 350 anos? Concordo sim que a religião católica foi criado por conveniência de um imperador onde ele ditou o que lhe convinha,do mesmo jeito a religião muçulmana. Eu também conheço judeus que nao acreditam em jesus como o Messias e nem como um profeta. E tudo o que vem do homem não é algo confiável.

  64. Francisco says:

    BOA NOITE AMIGO COMO DIZ A PRÓPRIA ESCRITURA OS JUDEUS SÃO OS EDIFICADORES QUE O ETERNO ESCOLHEU, MAS O MESSIAS A PEDRA QUE OS EDIFICADORES REJEITRAM SL 118.22
    NO SEU TÓPICO:
    QUANDO O MESSIAS GOVERNAR, TODOS OS POVOS SERVIRÃO AO ETERNO VEJA A CONTRADIÇÃO

    1. VEJA O SL 2 TODOS OS POVOS REJEITAM O MESSIAS E O ETERNO

    2. QUANDO VOCÊ CITA HAVER TEMPOS DE PAZ NO GOVERNO DO MESSIAS E NO CASO DE JESUS ATÉ ELE FOI ASSASSINADO TA ESCRITO ISSO EM ISAIAS 52.14-53.53-7 , SL 22 AONDE TAMBÉM DIZ SOBRE REJEIÇÃO A ELE NO VERSO 3 QUE É O QUE VOCES TEM FEITO DURANTE SECULOS

    3. LEMBRE SE QUE O MESSIAS AQUI EM ISAIAS 52.14-53.53-7 É AQUELE QUE É MORTO PARA EXPIAR AS CULPAS DO SEU POVO, E QUANDO O POVO FAZIA O SACRIFÍCIO DO CORDEIRO EXPIATÓRIO O SACERDOTE E OS SEUS FAMILIARES COMIAM SUA CARNE, ENTÃO PORQUE CHAMA LOUCO AQUELE QUE DEUS DEU POR SACRIFÍCIO ETERNAMENTE SENDO ELE O CORDEIRO DESCRITO EM ISAIAS SE COMEMOS DO SEU SACRIFÍCIO?

    NÃO VOU FICAR AQUI EXPLICANDO SOBRE ESTE MONTE DE PROFECIAS QUE CITOU, TUDO FORA DE CONTEXTO, PORQUE SE O MESSIAS FOSSE UNIFICAR ISRAEL E CUMPRIR TUDO O QUE DESCREVEU NA SUA PRIMEIRA VINDA, NÃO SERIA REJJEITADO E MORTO PARA CUMPRIR AS MUITAS PROFECIAS ENTRE AS QUAIS CITEI ALGUMAS ACIMA, CLARO QUE NA PRIMEIRA VINDA ELE CUMPRIU APENAS A PARTE SACRIFICIAL FAZENDO A EXPIAÇÃO E ENTRANDO NO SANTO DOS SANTOS NO CÉU, E NA SUA SEGUNDA VINDA PARA DEFENDER ISRAEL CUMPRIRÁ TUDO O QUE DIZ SOBRE O REINO DE PAZ, O GOVERNO E UNIFICAÇÃO DOS JUDEUS E TUDO MAIS.
    COMO ISAIAS DIZ TRAZEI O POVO QUE TEM OLHOS MAS É CEGO E TEM OUVIDOS MAS É SURDO ISAIAS 43.8 PREVALECENDO APENAS UMA VISÃO HUMANA DA LETRA, VENDO TUDO COMO SERES TERRENOS MAS VEJA O QUE DIZ:
    PORQUE OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS, NEM OS VOSSOS CAMINHOS OS MEUS CAMINHOS, DIZ O SENHOR.
    PORQUE ASSIM COMO OS CÉUS SÃO MAIS ALTOS DO QUE A TERRA, ASSIM SÃO OS MEUS CAMINHOS MAIS ALTOS DO QUE OS VOSSOS CAMINHOS, E OS MEUS PENSAMENTOS MAIS ALTOS DO QUE OS VOSSOS PENSAMENTOS.
    ISAÍAS 55:8,9

    A QUESTÃO NÃO É APRENDER HEBRAICO E SIM TER AS LEIS ESCRITAS NO CORAÇÃO E NÃO NO PAPEL

    • Olivia Craveiro says:

      A questão não é aprender Hebraico, e SIM ter as LEIS escritas no CORAÇÃO e NÃO NO PAPEL. Dediquei horas lendo opiniões de”estudiosos “e não estudiosos aqui. Eu não faço parte de nenhum dos grupos,mas por me considerar uma filha de Deus e uma curiosa do entendimento de tudo que é sagrado que se refere ao nosso Criador, e também em que tudo que se diz respeito do Filho do Homem; Jesus Cristo. As suas palavras que finalizaram o melhor, o mais simples e compreensivo texto que escrevi acima, Francisco, foi para mim o mais esclarecedor da verdadeira fé. Gostei muito de todo o seu texto, parabéns! DEUS continue lhe dando muita luz para te capacitar mais ainda. Um grande abraço.

  65. Jair says:

    OK Gilberto ! As minhas perguntas foram diretas, mais uma vez não tive respostas… Penso que se a Bíblia Hebraica, os profetas, o Judaísmo de milhares de anos, não tem uma mensagem clara do Messias para humanidade… em um mundo que esta mergulhado nas trevas de mal para pior… quem vai ter uma mensagem de esperança para este mundo? ! …Desculpe de alguma coisa e agradeço muito pela sua atenção. Obrigado !

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Jair, infelizmente eu não acredito que esta mensagem virá.
      Quem se contentar com as mensagem que já estão aí, tudo bem, mas quem ainda está a procura é possível que não a encontre.
      Sinta-se sempre bem vindo ao Gibanet.com
      Muito obrigado

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Jair, o problema não é a bíblia hebraica, o problema é que não se é possível uma analise de um livro, seja qual for ele, sem que haja um entendimento do contexto histórico e cultural da época e local da escrita.
      Há também que se analisar que muito do que você encontra hoje escrito em hebraico já tinha sido escrito antes em Grego e depois traduzido para o hebraico, pois muito daquilo que hoje temos escrito foi por muito tempo apenas cultura oral.
      Confiar cegamente não é possível, mas também não podemos descartar toda a obra por causa destes detalhes.
      Há pessoas sérias que estudam por anos estas escrituras e deixam seu legado para outro que continuam por mais tantos anos os estudos e assim por diante.
      Ainda temos muito o que aprender.

      • Jorge Ratier says:

        “muito do que você encontra hoje escrito em hebraico já tinha sido escrito antes em Grego e depois traduzido para o hebraico”
        Mentira e falta de conhecimento os texto são todos os originais em Hebraico, o que é Grego foram acrescentado depois, não fale sem saber isso é grave.

  66. Jair says:

    Existe uma contradição da Bíblia Hebraica sobre a vinda do Messias… que não se explica:
    *Em Daniel 7:13 que ele vira sobre as nuvens do céu….
    *Já em Zacarias 9:9 vira sobre um filhote de Jumento…
    A Pergunta é qual das duas passagem está correta…? ou as duas estão certas…?

    Também em Ageu 2:6 a 9, explica que a gloria do segundo templo será maior que a do primeiro… não fala de terceiro Templo…?

    Outras perguntas: Ele virá, é porque ele existe… e onde ele esta agora?
    Esta em outro mundo ? Que mundo? …Então não é Humano ?
    …De que modo ele se apresentara a raça Humana… como um D’us? ..Um semi-D’us? …Revestido de Humano? …Quem é ele?

    • Gilberto Vieira de Sousa says:

      Jair, é muito complicado responder a estas questões, principalmente por terem sido escritas em épocas diferentes, onde os envolvidos viviam realidades diferentes e eram culturalmente diferentes entre si.
      Se nos dias atuais, com a globalização das comunicações, nós nos desentendemos com nossos vizinhos, incluindo as questões espirituais entre pessoas de mesma crença, imagine naquela época.
      A primeira analise que tem que ser feita é de onde vinha quem escreveu, a qual tribo pertencia e em qual contexto político estava na época, será que em guerra, em fuga ou isolados em algum canto do Oriente Médio?
      Se nós pegarmos os textos atuais, alguns dizem que D’us está sobre nós, outros dizem que D’us está entre nós, outros ainda dizem que Ele está olhando por nós.
      Qual destes está correto? Qual destes devo seguir?

    • Francisco says:

      A vinda dele doas duas formas estão certas Jair, pois na primeira vinda (como expliquei acima) ele veio como cordeiro expiatório e entrou em Jerusalem montado no jumento mateus 21.2-5 agora na sua segunda vinda vira para assumir o trono, não mais como um manso cordeiro, mas como senhor absoluto da terra veja atos 1.11 e apocalipse 1.7

    • Mauro Freitas Ramos says:

      Zacarias 9:9 vira sobre um filhote de Jumento…
      Já aconteceu, na primeira vinda de Jesus.

      Em Daniel 7:13 que ele vira sobre as nuvens do céu….
      Ainda vai acontecer com a volta de Jesus.

      Jesus é o filho de Deus, o messias prometido, porém os Judeus por causa de sua soberba permanecem cegos, Fariseus hipócritas, é isso tudo que esta sendo falado em relação as profecias messiânicas nesse texto, foram cumpridas em parte por Jesus na sua primeira vinda, as demais profecias seram cumpridas no seu retorno, Como descrito em Daniel e em Apocalipse.
      E isso tudo está prestes a acontecer com construção do 3 templo pelos Judeus de forma que se caracterize um sacrilégio, profetizado por Jesus na sua primeira vinda até nóis,
      “Ora, quando vós virdes a abominação da desolação, que foi predito, estar onde não deve estar (quem lê, que entenda), então, os que estiverem na Judeia, que fujam para os montes.” Marcos 13:14
      Os Judeus ñ podem reconstruir o 3 Templo no lugar santo desiguinado por Deus em israel, Já que lá consta uma mesquita islâmica, então estão pensando em reconstruir em um lugar ñ desiguinado por Deus, e quando isso acontecer a profecia de Jesus se cumprirar, é as Demais profecias messiânicas em relação a Jesus se cumpriram, é só os que realmente creram nele Judeus ou ñ Judeus serão salvos.

  67. Ricardo Vieira da Conceição says:

    Achei muito interessante todos os comentários e vou dizer para todos vocês. o Fim está realmente próximo. O julgamento final!!!. em breve estarei revelando algo que irá selar tudo. Aguardem. Por hora usarei apenas este texto a todos, Judeus, Cristãos, Muçulmanos…: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (Números 6:24-26).

  68. marco sardinha says:

    muitas coisas concordo com judaísmo e outras não concordo com cristianismo em Trindade o eterno e o unico D-us Enfim, yeshua veio ao mundo com o propósito de reconciliar o homem pecador ao Criador, por isso, as Sagradas Escrituras citam: “O sangue da nova aliança…”. Aliança entre D-us e os homens. eu acho q as outras profecias irão acontecer eu nao entendo muitas coisas e a minha opinião prgo sempre um pouco de um e de outro tento o eterno e o unico D-us

    • Carlos says:

      Tive crises de choro lendo esse texto. Meus olho se enchem so se pensar em ler novamente. Muito obrigado. Todas as munhas duvisas sobre mim e minhas crenças interiores foram sanadas. Muito obrigado. É uma pena que é quase impossivel se converter ao judaismo. Eu entregaria minha vida a esse proposito. Mas fica aqui meu coracao.
      Obrigado.

        • Carlos says:

          Meu camarada, isso acontecerá em breve. Estou me iniciando solitariamente na Torá. Quando chegar no fim eu certamente vou procurar o rabino aqui em Vítoria-ES.
          Você está certo, devo lutar até o fim das possibilidades para me juntar a seu povo. Assim farei com a paciência e persistência de um maratonista.
          Muito obrigado pelas palavras de apoio.

  69. Marco Aurelio Aranha says:

    A biblia e tanach se inspiram em varios epicos da antiga sumeria, no tanach tambem temos influencia do Zoroatrismo, mas se o Sol tem 4 bilhoes de ano e Yawveh criou tudo em seis dias e descansou no setimo, porque estamos discutindo sobre 2040 anos atras…temos muito q procurar e conhecer, pois a verdade nunca chegara a nós…o que aconteceu nos outros bilhoes de anos atras?

  70. charles says:

    Espero q crie mais post não só como este, mas explicando a tora também. Que D-us te der muita forca e inspiração para continuar.

  71. charles says:

    Eu agradeço e parabenizo por ter criado este post. Eu era cristão, mas percebi com o tempo que eu estava errado.

    • Reinaldo says:

      Charles, ver este estudo me fez crer mais em Cristo. Mas, este estudo te fez afastar de Cristo. Lamento você não ter alguém que te ensinasse melhor o caminho de Jesus. Mas, os judeus que resistem a Cristo usando as profecias, não usam os mesmos critérios para todas as profecias sobre Jesus. As profecias sobre Jesus, nas Escrituras contém parábolas, tipos, sinais, as leis que apontam para a obra de salvação dentro do coração dos homens, nenhuma delas podem ser ignoradas, para que a interpretação seja verdadeira.
      Um estudo profundo das conexões de Jesus com as profecias verá que é perfeitamente encaixada. As profecias foram dadas em tempos diferentes isto é sinal de que aos poucos todas serão cumpridas. Até mesmo Jesus revelou que estas profecias são verdades e serão cumpridas no tempo certo, quando as outras partes das profecias forem cumpridas. Eles estão esperando o mesmo Messias que os cristãos, porque os cristãos creem em todas essas profecias, logo após os eventos do Apocalipse. Aqui, o autor não lembra que Isaías profetizou também que quando o Messias, visto como Rei, e logo o profeta descreve como seria o Messias Rei viesse, os líderes e muitos do povo ouviram mas entenderiam, olhariam mas, enxergaram e etc…

  72. Vinny San says:

    Gostei da informação contida nesse post!
    Vou passar a acompanhar com mais frequência.
    Abraço!

  73. Murilo Macedo says:

    As profecias do Tanach se parecem muito com as profecias para o pós apocalipse, em que Jesus voltará. Uma observação: Essas profecias feitas para os judeus consideram o povo de Israel como especiais em relação a outros territórios. E uma pergunta: Como os judeus saberam se o Messias é descendente de Davi? Tomara que ele não seja crusificado antes.

  74. Eudes says:

    Esse é o problema das referências: vc fala em lógica e tem o tal tanach como a referência suprema. Mas será que é mesmo e não carece de uma avaliação sensata? Só para citar UM exemplo, em eclesiastes 7-25 é afirmado que a mulher é mais amarga do que a morte e quem agrada a Deus escapa dela. QUE IDIOTICE!!! Certamente apenas A OPINIÃO de um ser humano, de uma pessoa frustrada, traída, quem sabe? NÃO UMA REVELAÇÃO DIVINA! E isso faz parte da sua referência? Só estou avaliando a lógica!!! Vc fala que respeita as religiões no começo do texto, mas chama Jesus de doido e seus seguidores de “canibais devassos”?? Continuando com a lógica, as 12 tribos seriam restabelecidas na vinda do seu verdadeiro Messias, mas vc mesmo transparece não crer ao afirmar que 10 continuam desaparecidas? Mas não desapareceram com o passar do tempo e passando mais tempo ainda, pq Ele não veio, mas virá mais tarde, a tendência não é que sumam até o que restou??? Pense, sem ofender! Ou seja, perceba que tem coisas que não batem pq a tua referência é falha, já foi corrompida. Sugiro sempre tomar cuidado com convicções. A própria ciência afirma algo hoje e se retrata um tempo depois. E o que não puder ser retratado pq a ofensa foi séria demais? Só pq os mais simples não estudaram, não tem argumentos, eles estão errados? E se estiverem certos, Deus é bom e perdoará minha ignorância ou o processo será mais penoso? Bom senso, pois DEUS merece o CUIDADO!!!

    • sandh says:

      Tudo isso é lamentável.Você pensa que sabe o que está dizendo. Alguns líderes judeus alteraram as referências de vocês. Por exemplo no Salmo 22:16, para vocês 22:17 a palavra original corresponde comprovadamente a perfuraram e não a leão. Mas Ele ser ou não não depende de vocês acreditarem ele é. Jeremias, Isaías e Reis está repleto de alertas à teimosia e rebeldia de vocês. Nós seres humanos somos assim teimosos e rebeldes. Quanto a João Batista não se fala em reencarnação, mas em índole, prática e modus operandis de Elias. Conheço a Bíblia. de Genebra. Ela existe. Saudações nada pessoal.

  75. Pingback: O que é islamismo

  76. MZ says:

    O problema do proselitismo dos fundamentalistas religiosos e isso vale para todas as religiões monoteístas, é que eles são bem “espertinhos” quando estão “proselitando” os mal informados: eles sorrateiramente só mostram o lado “bom” da sua religião que só o é por ser totalmente desconecatado com a realidade e só as passagens muito convenientes de seus livros “sagrados” ou melhor sangrentos.

  77. MZ says:

    Ah eu ia esquecendo……sobre

    “Todas as armas serão destruídas”

    Fonte: Ezequiel 39:9, 12

    será que o autor da Bíblia não trocou a palavra armas por pessoas?

    Israel utilizou armas de fósforo contra a população de Gaza.
    .
    Israel utilizou munições com urânio empobrecido contra a população de Gaza.
    .
    Israel utilizou flechettes contra a população de Gaza.
    Isto sim, é uma arma nova e até agora desconhecida.
    Flechettes, a nova arma foi fornecida pelos Estados Unidos a israel. Flechettes são dardos de metal com 4 cm de comprimento e 4 aletas traseiras.
    As flechettes são condicionadas em bombas de 120mm. São disparadas por tanques.
    Cada bomba leva em seu bojo de 5 mil a 8 mil flechetes.
    As bombas explodem no ar e dispersam as flechetes numa área de 300 metros.
    Alguém consegue imaginar a dor que as mais de 400 crianças assassinadas sentiram ao serem atingidas por essas armas?
    Alguém consegue imaginar tamanha crueldade?
    A denúncia é da Anistia Internacional.

    E agora Ezequiel?

  78. MZ says:

    Tenho umas resalvas embora nenhuma dúvida .
    As resalvas:
    1- “As tribos de Israel receberão de volta as terras herdadas do Eterno.Fonte: Ezequiel 47:13-13.

    Vale lembrar que Canaã já tinha donos quando os espiões e soldados do Moisés a invadiram. Até na mítica bílbia já é invasão seguida de genocídio.

    O renomado escritor judeu e historiador S.Sand provou por A+B que os judeus de hoje não tem nada haver com os israelitas bíblicos,são remanescentes do reino Khazar e que o estado de Israel fez uso político de um mito bíblico.

    2-Todas as armas serão destruídas

    Fonte: Ezequiel 39:9, 12

    Infelizmente Israel tem bomba nuclear e atualmente é o maior fabricante de armas do mundo, possui um acordo comercial nesse sentido com o Brasil, inclusive.

    Pra finalizar são característicos, o narcisismo e a soberba em religiosos fundamentalistas, ao se auto-intitularem os tutores espirituais de todos os(no caso) não judeus do mundo.
    Oh,Buda! om om om

  79. Álvaro Henrique says:

    Estive em muitas fontes pesquisando sobre o assunto, e esta foi a mais esclarecedora da visão judaica.. Eu discordo demais em muitos argumentos utilizados no texto e, obviamente da teoria em si, porém admito que foi o mais completo, informativo, forte e sintetizado! Muito obrigado pelo post, vai me ajudar na elaboração de contrargumentações que podem me ser uteis na vida futura hehehe

    Que Iahweh lhe de mais sabedoria =D

    • Gilberto says:

      Álvaro, fico contente por você ter gostado do post.
      Sugiro que leia os textos do Ivani Medina, que são muito esclarecedores.
      Grande abraço

    • Giba says:

      Na aba religião tem muito material de pesquisa que pode lhe ajudar.
      Se precisar de ajuda estou a disposição

  80. mariano says:

    esse texto é muito bom cara!agora já sei onde tirar minhas duvidas sobre religioes.

    uma das minhas duvidas é sobre cantores gospels.
    se eu começar a ouvir musicas desse genero, posso me contaminar com mentiras cantadas?
    e como posso saber se é verdade o falam?

    (se por acaso vc ñ souber responder,eu te entendo, pois estou muito confuso com opinioes diferentes)

    • Giba says:

      Mariano, a única maneira de saber se o que está sendo dito é verdade ou mentira é estudando a historia.
      Se quiser um bom local de pesquisa, onde as pessoas respondem suas dúvidas clique neste link http://irreligiosos.ning.com/
      Você pode ouvir música gospel tranquilamente sem se contaminar, pois é assim que fazemos com as outras músicas.
      A única forma de se contaminar com mentiras é acreditar no que é falado sem verificar a veracidade.
      Opiniões podem ser diferentes, mas o resultado de uma pesquisa séria, baseada na história e em evidencias não deixam dúvidas.
      Um grande abraço
      Giba

  81. gabriel says:

    legal esse texto, apesar de crer diferente dos judeus ortodoxos.

    gosteria de saber onde encontro um site falando sobre satanismo?

    pois só encontro site evangelico falando do assunto

  82. karina says:

    muito obrigada por me deixar avontade giba.
    e vou conferir sim esse texto; me perdoe por ter interpretado vc de maneira errada .

    um grande abraço pra vc tambem

  83. karina says:

    tudo sim giba e com vc? bom em primeiro lugar eu respeito sim a crença de outras pessoas meu amor, apesar de vc está afirmando q ñ, hoje irei orar por vc com certeza, pois gostei de vc, já estou gostando de vc como se fosse um irmão.por favor ñ pense q estou sendo ipocrita, isso ñ me acontece todas as vezes.
    amanha qualquer hora entrarei nesse site novamente se me permitirem.
    beijos!!!!!!

    • Giba says:

      Karina, sinta-se sempre bem vinda.
      Muitas vezes, ao afirmar aquilo em que acreditamos, parece que não estamos respeitando aquilo em que nossos semelhantes acreditam, foi por este motivo que comentei sobre o respeito.
      Se você respeita, ótimo e desculpe por interpreta-la mal.
      Se você ler os textos sobre religião que estão neste blog, verá que falo de várias doutrinas, algumas cristãs e outras não, pois não estou nem julgando nem deixando minha expressa opinião sobre a fé.
      Minha opinião é dada apenas no que diz respeito ao comportamento, como no texto aos irmão de fé, que você pode conferir em: http://gibanet.com/2011/10/23/aos-irmaos-de-fe-2/
      Meu principal foco, por enquanto é a informação e apenas depois de informar sobre as diversas doutrinas é que vou questionar, com a intenção de fazer as pessoas pensarem, pois em minha opinião, fé não é um assunto onde caibam dúvidas, pois para que ela seja verdadeira, você tem que ter certeza daquilo em que acredita.
      A informação também é importante para que o fiel não caia nas armadilhas dos muitos picaretas que estão por aí enganando os mais desatentos e explorando financeiramente.
      Fique a vontade para ler, criticar, comentar e participar.
      Um grande abraço
      Giba

  84. karina says:

    irei contar um testemunho semelhante a esse assunto:o questinamento sobre Jesus.
    certa vez num dia de sabado liguei a tv e achei um programa espirita na rede tv, comecei a assistir, normal,porem começaram a explicar porq Jesus cristo ñ é o messias, e comecei a questionar no meu coração:será q tenho vivido uma vida de mentiras, crendo em alguem q penso ser o salvador mas ñ é?
    então fiquei toda uma tarde daquele dia pedindo perdão a Deus por está duvidando dele,porem pedia tambem para me explicar. foi no momento q peguei minha biblia , fiz uma pequena oração, e a abri. quando olhei quase q ñ acreditei, tinha aberto logo no livro de mateus, no momento da crucificação.
    foi aí q intendi, q depois de Jesus ter passado todos esses sofrimentos,humilhação despreso, para me salvar ” eu achei pouco ” e duvidei da sua santidade.foi o momento em que me ajoelhei e começei a chorar por saber o quanto sou suja e indigna de ser ouvida por ele de ser tão amada, de saber q meu nome esta gravado em suas mãos.

    todos nós(todos mesmo) fomos escolhidos por Ele, temos um proposito temos uma missão a cumprir.Deus te ama meu irmão apesar de muitas vezes ñ parecer. fomos comprados por um preço que se eu fosse dona de toda a terra ñ coseguiria pagar a Ele.
    beijos e abraços amados!!!!!!!!

    • alan says:

      sou homossexual e detesto as xacotas que fazem de minha pessoa.

      gostaria de apegar-me com alguma crença, ritual ou qualquer coisa que me aceitem.
      pode dar-me dicas sobre isso.

      beijinhos!!!!

      • Giba says:

        Alan, vou pesquisar a respeito, mas por hora o que posso afirmar é que a Umbanda e o Candomblé não tem preconceito dogmático sobre a sexualidade de seus adeptos, aceitado naturalmente a opção de cada um.
        Quando eu tiver mais informações deixo aqui.
        Um grande abraço

      • Sebastião Marquese says:

        Existe o paganismo grego-romano. Eles aceitam o homossexualismo. Basta ver Alexandre o Grande e o costume dos gregos antigos.
        .
        Difícil será encontrar alguma instituição no Brasil que ainda siga o paganismo greco-romano antigo.

      • Maico says:

        Alan, o que posso lhe oferecer é o que sinto e creio faça sempre suas orações a Deus e peça a direção a ele em nome de Jesus! Que Deus te abençoe e proteja! Um forte abraço

      • LUCY . says:

        ALAN . TENTE LER A BÍBLIA . O CRIADOR NÃO APROVA O HOMOSSEXUALISMO . DEVE ESTAR TAMBÉM ESCRITO NOS LIVROS JUDAICOS . TENTE NÃO PRATICAR O QUE DIZ SER . TENTE VOLTAR A SER O HOMEM QUE É , DESDE QUE NASCEU . FOI POR CAUSA DA CONDUTA SEXUAL ERRADA QUE SODOMA E GOMORRA FORAM DESTRUÍDAS . NÃO SE DESESPERE . PEÇA PERDÃO AO CRIADOR , TENTE ACHAR UMA GAROTA E PASSE A VIVER UMA VIDA DE ACORDO COM A VONTADE DO CRIADOR . SEI QUE PODE SER DIFÍCIL , MAS TENTE PELO MENOS .

    • Giba says:

      Eu apenas não aceito aqueles que tem pornografia, apologia ao crime e ataques gratuitos.
      Se descordar de mim, será um bom motivo para iniciarmos uma boa conversa.
      Sinta-se a vontade para discordar.

  85. karina says:

    a biblia está simplesmente se cumprindo, no momento q a igreja for arrebatada vcs vão ver. e vão se ajoelhar diante do salvador, do MESSIAS.
    ñ sou uma pessoa q me deixo levar por um texto sensacionalista desses.

    alem disso existe erro, pois muitos judeus acreditam e tem a certeza de q Jesus é o messias!eu sei o q estou falando!!!
    a paz do senhor pra vcs, eu estou falando de coração.

    e se vc sente um vazio no coração, se tranque dentro do seu quarto e começe a falar com Deus, pelo menos por algum minuto do seu dia e vc verá algo surpreedente acontecer!!
    amém!GLORIA A DEUS!

    • Giba says:

      Olá Karina, tudo bem contigo?
      Em primeiro lugar o texto não é sensacionalista, mas explicativo, pois trás para os leitores a doutrina judaica e seus ensinamentos.
      Não estou pedindo para que você acredite ou deixe de acreditar em algo ou em seu deus, mas que ao menos respeite a crença alheia.
      O respeito deveria ser a primeira lição a ser aprendida pelos cristãos, caso contrário nada os diferenciará do talibãs fundamentalistas.
      Garanto que se você tivesse nascido no japão, teria a mesma certeza em relação a Buda, se fosse nascida na Índia, teria a mesma certeza em relação à Krishina e assim por diante.
      Em meu blog eu procuro trazer informações sobre todas as doutrinas religiosas possíveis, com a verdade, para informar aos leitores e tira-los da ignorância, desmistificando mitos e derrubando preconceitos.
      Quando você diz que muitos judeus acreditam que Jesus é o messias, eu lhe peço que me apresente pelo menos dois judeus legítimos que tenham esta crença, pelo menos dois, volto a repetir.
      Minha amiga, estude e se informe, mas utoilise a inteligencia também, pois ninguém chega a lugar nenhum apenas movida pelas paixões.
      Um grande abraço
      Giba

      • Gui says:

        Nossa, fantástico o post; Jesus não é o messias para os judeus, será que é por isso que eles sofrem tanto ? Não acreditam no filho do homem? Mas acreditam nas leis de Deus conforme o antigo testamento? Uma matéria eletrizante. Amo.

    • Sebastião Marques says:

      Para conversar comigo, basta acessar e fazer um comentário ou enviar email, conforme achar melhor.
      .
      Se tiverem alguma correção a fazer, favor informar a fonte: citação do texto bíblico ou a referência bibliográfica.
      .
      Obrigado.

  86. roberto says:

    Caro editor, voce esqueceu de mencionar que além da tradução de Gerônimo existem as traduções diretamente do hebraico, aramaico e grego nas versões de Erasmo de Roterdan e da Bíblia de Genebra. Portanto, quando voce disse em seu texto que a única tradução que existe é a de Gerônimo, parei de ler alí pois esta afirmação não condiz com a realidade, lamento dizer que lhe falta conhecimento já no início do seu post, daí, o resto é só a propagação deste erro inicial.
    Só mais uma coisa. A palavra palestina só passou a ser usada para a região conhecida como judéia aproximadamente 150anos depois de Cristo, num gesto de afronta contra os judeus após a segunda revolta o Imperador Adriano cunhou esta expressão aludindo aos maiores inimigos dos judeus, os filisteus (Philistia = Palestina).

    • Sebastião Marques says:

      Prezado Roberto,
      .
      Abra sua bíblia cristã. Veja o que está escrito lá: “Tradução de João Ferreira de Almeida”. Baseada em qual bíblia? A Vulgata de São Jerônimo.
      .
      Não conheço ninguém que use ou tenha uma “Bíblia de Genebra”, logo, fui bem exato no que disse.
      .
      E mais: não sou historiador, nem onisciente. Eu falo do que eu vejo e do que está ao meu alcance. E eu nunca vi uma “Bíblia de Genebra”. Aliás, nem as enciclopédias falam dela!
      .
      Assim como os livros não falam um monte de coisas que não igualmente são ignoradas por todos. Mas a vida é assim: constante aprendizagem.
      .
      Por favor, cite a bibliografia de onde você tirou essa “Bíblia de Genebra”.
      .
      Posso ser ignorante, como você diz, mas pelo menos não acredito em um homem doido que se achava deus e cujos seguidores apreciam comê-lo e bebê-lo num ato de canibalismo devasso.
      .
      Atenciosamente,
      .
      Sebastião Marques
      http://www.matutando.com

      • Giba says:

        Sebastião, eu particularmente gostei de sua resposta, prática, curta, objetiva, direta.
        As pessoas tem o hábito de julgar sem conhecer, defender uma tese sem ter estudado a fundo, tomar partido sem conhecer ambas as partes.
        O preconceito também faz parte do pacote.
        Obrigado
        Giba

        • Jorge Ratier says:

          texto todo errado e mal interpretado, com citações distorcida do tempo, muito fraco essa postagem digna de um andarilho caminhando direto para o abismo espiritual.

      • JORGE CIRIACO DA SILVA says:

        Meu amado Irmão.!! Vamos nos respeitar pelo menos.!!

        “Posso ser ignorante, como você diz, mas pelo menos não acredito em um homem doido que se achava deus e cujos seguidores apreciam comê-lo e bebê-lo num ato de canibalismo devasso.”

        Mais respeito.!!!

        Um fraternal abraço.!!

  87. Sebastião Marques says:

    Prezado Allan,
    .
    Os judeus NÃO RECONHECEM JESUS COMO UM PROFETA. Jesus surgiu cerca de 350 anos após a profecia ter terminado em Israel.
    .
    Aliás, do ponto de vista judaico, ele não pode ser considerado nem um bom judeu, pois ele incitava os outros a não cumprir as Mitzvoth e dizia coisas muito insensatas para qualquer judeu hoje e naquela época. Veja:
    .
    Quem considerá Jesus como um profeta são os Islâmicos, não os judeus.
    .
    Atenciosamente,
    .
    Sebastião Marques

    • Jorge Ratier says:

      Este texto está completamente equivocado, os versículos colocado não fala da vinda e sim da volta do messias exemplo: Malaquias 4:5
      5 – Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;
      O grande e terrível dia do Senhor não foi, vai ser .
      Os Judeus nunca vão poder aceitar “Jesus” pois o Messias verdadeiro era Judeu, seu costume era Judeu, seu ensinamentos judeu, o idioma daquela época era hebraico e Aramaico, e nesses idiomas não existe a letra “J” e nem em Grego existe a Letra “J”, e outra todo nome no Judaísmo tem um significado, Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou “salvação” O anjo quando falou qual seria o nome do Messias falou em Hebraico ou em Português ? Deus quando coloca um nome em alguém esse nome vem com um significado e não pode ser mudado, o Judeu está sim aceitando YESHUA mas não o Messias inventado por Roma.

  88. Gilberto says:

    Oi Gilberto.

    Beleza?

    Achei o texto esclarecedor e fiquei com uma vontade louca de pesquisar sobre o mundo antes e depois de Cristo.

    Só pra esclarecer.
    Os judeus reconhece Cristo com um profeta, não é? Como o messias sei que não.
    Mas como um grande projeta sim?

    Outra coisa, Cristo era judeu, quando ele falava para o povo, qual livro ele lia ou ele se baseava em que? Era o “Antigo Testamento”, a “Torah”.

    Só um confirmação, o Irã (ou o presidente Mahmoud Ahmadinejad) nunca disse que o holocausto não existiu. O que ele disse foi que não existiu no Oriente Médio.
    Ele questiona o seguinte: se o holocausto não existiu no oriente médio, porque a Palestina (e o Oriente Médio) estão pagando o preço tão alto desde o fim da segunda guerra.

    Quando ele visitou o Brasil em 2009, ele deu uma entrevista interessante para o William Waak da TV Globo.

    Coloquei um documentário esclarecedor sobre o Nascimento de Israel http://tireotubo.blogspot.com/2011/12/documentario-o-nascimento-de-israel.html se você quiser dar uma olhada…

    Não gosto Mahmoud Ahmadinejad, ele manda prender sem justificativa cineastas iranianos que admiro. Mas também não é legal dizer uma coisa que o cara não disse, ou pegar uma frase e tirar totalmente do contexto.

    Abraço.

    Allan

    • Any oliver says:

      Pega um jumento e amarra ele todo dia em um pau,depois de alguns dias ele vai ficar lá até sem ser amarrado!nao sou cega e eu até fingia acreditar naquelas palhaçadas de revelação duvidava mais que tudo o povinho mentiroso

    • Jorge Ratier says:

      Este texto está completamente equivocado, os versículos colocado não fala da vinda e sim da volta do messias exemplo: Malaquias 4:5
      5 – Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;
      O grande e terrível dia do Senhor não foi, vai ser .
      Os Judeus nunca vão poder aceitar “Jesus” pois o Messias verdadeiro era Judeu, seu costume era Judeu, seu ensinamentos judeu, o idioma daquela época era hebraico e Aramaico, e nesses idiomas não existe a letra “J” e nem em Grego existe a Letra “J”, e outra todo nome no Judaísmo tem um significado, Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou “salvação” O anjo quando falou qual seria o nome do Messias falou em Hebraico ou em Português ? Deus quando coloca um nome em alguém esse nome vem com um significado e não pode ser mudado, o Judeu está sim aceitando YESHUA mas não o Messias inventado por Roma.

      • luis carlos ruh says:

        O MESSIAS JÁ VEIO E NÃO O CONHECERAM MAS O RECONHECERÃO NA SUA SEGUNDA VINDA ONDE TODAS ESTAS COISAS QUE CITAM COMO NÃO FEITAS, ACONTECERÃO E COMO SEU SINAL NA PRIMEIRA VINDA FOI UM COMETA NA SUA SEGUNDA VINDA TAMBÉM O SERA UM COMETA QUE COLIDIRA COM A TERRA E CUMPRIRA TODAS AS PROFECIAS DE (Em (Lucas. 21:25a26) lemos: E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e na terra angustia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto os poderes do céu serão abalados.)Apocalipse. 6:12a17. E havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de silício, e a lua tornou-se como sangue.E as estrelas do céu caíram sobre a terra como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abaladas por um vento forte.
        E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos do seu lugar.
        E os reis da terra, e os grandes, e os ricos e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: cai sobre nos e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
        Isaias 5:30. Bramam contra eles naquele dia, como o bramido do mar; se alguém olhar para a terra, eis que só há trevas e angustia, e a luz se escurece em densas nuvens.
        Isaias 13:4a22. O Senhor dos Exércitos passa revista as tropas de guerra.
        Já vem dum país remoto, desde a extremidade do céu, o Senhor e os instrumentos da sua indignação, para destruir a toda terra.
        Uivai, pois esta perto o dia do senhor, vem do Todo-poderoso como assolação. Pelo que todo os braços se tornarão frouxos, e o coração de todos os homens se derretera.
        Assonbrar-se-ão, e apodera-se-ão deles dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns para os outros; os seus rostos se tornarão rostos flamejantes.
        Eis que vem o dia do Senhor, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.
        Porque as estrelas e constelações dos céus não darão a sua luz; o sol logo ao nascer escurecerá, e a lua não fará resplandecer a sua luz. Castigarei o mundo por causa da sua maldade, e os perversos por causa da sua iniqüidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos violentos.
        Farei que os homens sejam mais escassos do que o ouro puro, mais raros do que o ouro de Ofir.
        Portanto farei estremecer os céus; e a terra será sacudida do seu lugar, por causa da ira do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia do seu ardente furor.
        Cada um será como a gazela que foge, e como o rebanho que ninguém recolhe; cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para sua terra. Quem for achado será transpassado e o que for apanhado, cairá à espada.
        Jeremias. 4: 19a26. AH! Entranhas minhas, entranhas minhas! Estou ferido no meu coração! O meu coração ruge; não me posso calar, porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o som do alarido da guerra.
        Quebrantamento sobre quebrantamento se apregoa, porque já toda a terra está destruída; de repente, foram destruídas as minhas tendas, e as minhas cortinas num momento.
        Até quando verei a bandeira e ouvirei a voz da trombeta? Deverás o meu povo está louco, já me não conhece; são filhos néscios e não inteligentes; sábios são para fazer o mal, mas para bem fazer nada sabem.
        Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus, não tinham a sua luz.
        Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
        Observei e vi que homem nenhum havia e que todas as aves do céu tinham fugido.Vi também que a terra fértil era um deserto e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.
        Porque assim diz o Senhor: toda esta terra será assolada; de todo, porém, a não consumirei. Por isso, lamentará a terra e os céus em cima enegrecerão.
        (Novamente vemos o mesmo quadro, mas agora cita também que todas as cidades foram destruídas.).
        Isaias. 24. Eis que o Senhor devasta e desola a terra, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores.
        E o que suceder ao povo sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao senhor; a serva, como a sua senhora; ao comprador como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.
        A terra será de todo devastada e totalmente saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra. A terra pranteia e murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra.
        Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna.
        Por isso, a maldição consome a terra, e os que habitam nela serão desolados; por isso serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão.
        Pranteia o vinho, e enfraquece a vide; e gemem todos os que estavam de coração alegre. Cessou o folguedo dos tamborins, acabou o ruído dos que exultam, e descansou a alegria da harpa.
        Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem. Demolida está a cidade, vazia, todas as casas fecharam, ninguém já pode entrar. Gritam por vinho nas ruas, fez-se noite para toda alegria.
        Na cidade, só ficou a desolação, e a porta está reduzida a ruínas. Porque será na terra, no meio destes povos, como o varejar da oliveira, e como o rebuscar, quando está acabada a vindima.
        (Ou seja, haverá fome e buscarão desesperadamente por comida.).
        Eles levantam a voz e cantam com alegria: por causa da glória do Senhor exultam desde o mar. Por isso glorificai ao Senhor no Oriente, e nas terras do mar ao nome do Senhor Deus de Israel. Dos confins da terra cantar: glória ao Justo.
        Mas eu digo: Definho, definho, ai de mim! Os pérfidos tratam perfidamente; sim os pérfidos tratam mui perfidamente.
        Terror, cova e laço vêm sobre ti ó morador da terra. E será que aquele fugir da voz do terror cairá na cova, e se sair da cova o laço o prenderá; porque as represas do alto se abrem, e tremem os fundamentos da terra.
        A terra está de todo quebrantada, ela totalmente se rompe, a terra violentamente se move.
        A terra cambaleia como um bêbado, e balanceia como rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará, naquele dia o Senhor castigará no céu as hostes celestes, e os reis da terra na terra. Serão ajuntados como presos em masmorra, e encerrados num cárcere, e serão castigados depois de muitos dias.
        A lua se envergonhará e o sol se confundirá quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém; perante os anciãos haverá glória.
        (Estes últimos Referem-se à prisão de Satanás e seus anjos relatados em Apocalipse, e o Reinado de mil anos do Senhor Jesus Cristo.).
        SE se interessou e QUISER SABER MAIS ESTOU A DISPOSIÇÃO EN lcruh@live.com e cite o assunto .

      • Cesar L Latino says:

        Se for assim para entender as Escrituras todo ser humano teria que saber o hebraico e aramaico. Hoje em Jerusalém o nome Jesus é normal assim com o nome Israel. Existem até turismo do mundo todo para conhecer a via sacra tem todo um turismo para conhecer os lugares que passou Jesus e até o túmulo, assim como os estudos dos arqueólogos que comprovam a existência da história das escrituras. Quer dizer então que tudo isso é mentira e que Israel é uma farsa por fazer o mundo todo fazer turismo em uma farsa e que existiu? O povo Israelita foi um dos povos do passados que desobedeceram as Leis do Eterno praticaram todo tipo de abominação e idolatrias ainda querem dizer que são os outros o errado. Me poupe!

        • Wesley says:

          Concordo irmão. E se os povos da terra irão aos judeus para buscar orientação espiritual, o que eles estão fazendo aqui? Uma vez que não há nenhum mandamento de Deus pra eles irem às nações da terra pregar o judaísmo. Mas Jesus deu esse mandamento: Ide por todo o mundo e pregai as boas novas. Vai vendo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.